Com achados arqueológicos, obra do Museu Victor Meirelles (SC) é aberta para visitação

Obra de restauração do Museu Victor Meirelles (SC) foi aberta para visitação do públicoUma lixeira do fim do século XIX e outros materiais arqueológicos foram encontrados durante as escavações no terreno do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC). Com os achados, foi criado um projeto de salvamento arqueológico e a obra de restauração do local foi aberta para visitação do público. A proposta é de que com a visita guiada, os participantes possam conhecer um pouco mais sobre o contexto deste sítio arqueológico e também sobre o trabalho de um arqueólogo.

O Museu Victor Meirelles passa, desde o ano passado, por uma obra de restauração viabilizada pelo PAC Cidades Históricas. Com as intervenções no local, foram identificadas diversas estruturas nos fundos do edifício do museu, como blocos de rocha que seriam contrapisos, indicando que existiam edifícios anexos ao prédio principal. Também foi identificada uma tijoleira junto à parede dos fundos da casa que poderá, inclusive, ser incorporada ao projeto de restauração. “Através da pesquisa arqueológica pode-se identificar os diversos usos que foram dados para determinadas áreas e decidir como incluir essas informações no processo de restauro de um patrimônio cultural edificado, visto que nem sempre as antigas plantas estruturais de um edifício contemplam todo o processo histórico, com as mudanças e permanências vivenciadas pelos antigos habitantes desse espaço”, explicou Pedro Henrique Damin, arqueólogo do Iphan em Santa Catarina.

Entre os achados arqueológicos, destaca-se a lixeira encontrada no local. Ainda no século XIX, a coleta de lixo ainda não era realizada pelo Estado, tornando-se comum o descarte de resíduos domésticos em lixeiras no próprio terreno ou na praia, no caso de cidades litorâneas como Florianópolis. Com o estudo dos itens encontrados nessas lixeiras, como louças, metais, vidros e ossos, é possível conhecer mais sobre os hábitos e costumes dos antigos moradores da cidade, então conhecida como Desterro. 

Segundo a arquiteta Marina Cañas Martins, do Iphan/SC, esse trabalho é fundamental para a preservação do patrimônio cultural, pois gera informações e contribui para o processo de restauro. “Do mesmo modo, as visitas monitoradas à obra podem contribuir para a sensibilização da comunidade sobre a importância desse bem cultural e do investimento público que está sendo realizado ali”, informou a arquiteta.

Até agora já foram realizadas duas visitas ao local: uma dirigida aos servidores da área de patrimônio cultural nas esferas federal, estadual e municipal, e outra aberta ao público geral. A próxima visita está marcada para o dia 22 de fevereiro e as vagas são limitadas, devido ao andamento da obra e à necessidade de zelar pela segurança dos visitantes. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (48) 3222-0692. 

Restauração do Museu Victor Meirelles
Obra de restauração do Museu Victor Meirelles (SC) foi aberta para visitação do públicoO edifício construído em 1832 foi casa do pintor Victor Meirelles e sua família e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O sobrado luso-brasileiro abrigava um açougue, que era o comércio da família Meirelles Lima, e é, desde 1952, a sede do Museu, englobando o espaço das coleções e da casa do artista, além de um espaço cultural. 

Desde abril de 2016, o Museu vem passando por obra no âmbito do PAC Cidades Históricas, com duas intervenções concomitantes: a restauração, que acontece no edifício principal, e a ampliação, que ocorre no prédio anexo, a partir da adequação e da qualificação dos seus espaços. Considerado um marco inédito nas políticas de preservação do patrimônio cultural, o PAC Cidades Históricas é uma linha do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, destinada exclusivamente aos sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan, e vem sendo implantado em 44 cidades de 20 estados da federação, com recursos de R$ 1,6 bilhão. Na capital catarinense, a obra de restauração do Museu Victor Meirelles é uma das quatro ações selecionadas pelo Programa.

Serviço
Visitação à obra do Museu Victor Meirelles

Endereço: Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis (SC)
Data: 22 de fevereiro de 2017
Inscrição: (48) 3222-0692

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin