Missão do Iphan busca conhecer experiências portuguesas em centros de interpretação de sítios

Castelo de Guimarães, PortugalVisitar um Patrimônio Cultural Mundial e ter uma visão ampla sobre sua importância é enriquecedor ao visitante e é proporcionado por centros de interpretação, que funcionam como contadores de história dos locais. Um exemplo, no Brasil, é o Museu de Congonhas, em Minas Gerais, que conta a história do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério do Turismo trabalham juntos no desenvolvimento de projetos para instalação de centros de interpretação em sítios do Patrimônio Cultural Mundial no país e, para conhecer as experiências na área, representantes do Iphan e dos Ministérios da Cultura e do Turismo estão em missão em Portugal até o dia 21 de março.

A missão tem como objetivo conhecer a experiência portuguesa nos centros de interpretação de lugares como as cidades históricas de LisboaPortoGuimarães e a região do Douro. “A presença de centros de interpretação em sítios do Patrimônio Mundial qualifica a visitação turística, promovendo o Turismo Cultural nesses locais, já que o visitante tem neles acesso à história e importância do lugar. O Brasil merece ter sua história contada da melhor forma, para que brasileiros e estrangeiros vivam melhor a experiência de visitar esses bens, que são mundiais”, afirma a presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

Além da missão a Portugal, o Iphan e o Ministério do Turismo possuem um plano de trabalho conjunto, que prevê repasse de recursos do MTur ao Instituto para a realização do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras, além da revisão, atualização e nova impressão do Guia Brasileiro de Sinalização Turística e a candidatura da Serra da Barriga (AL) a Patrimônio Cultural do MERCOSUL. 

 

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Ananda Figueiredo - ananda.figueiredo@iphan.gov.br
(61) 2024-5512- 2024-5504 - 2024-5511
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin