Comitê de gestão compartilhada da Serra da Capivara inicia atividades

Representantes dos comitês de gestão compartilhada da Serra da CapivaraPara dar início às atividades previstas no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica em benefício da gestão compartilhada do Parque Nacional da Serra da Capivara, foi realizado em Teresina (PI), entre os dias 17 e 19 de abril, um encontro com os membros do Comitê de Acompanhamento e Fiscalização do Acordo. A proposta da reunião era de oficializar o referido Comitê e começar uma série de articulações e estabelecer estratégias visando a preservação e valorização dos potenciais culturais e naturais da Serra da Capivara.

O Acordo foi assinado em janeiro deste ano, firmando uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Governo Estadual do Piauí e a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM). Entre as definições estabelecidas no último encontro, foram oficializados os integrantes do Comitê de Acompanhamento do Acordo, que terá representantes das instituições envolvidas.

Representantes do comitê de gestão compartilhada da Serra da Capivara se reúnem no PiauíTambém foram definidas as estratégias de atuação do Comitê e elaborado um calendário de atividades, com vistas ao estabelecimento de diagnóstico da atual situação do Parque para a elaboração do seu Plano de Gestão para ainda este ano. O grupo também promoveu debates sobre mecanismos e instrumentos de fomento, a fim de se tornar viável a criação do Fundo Capivara, que deverá promover o funcionamento e a sustentabilidade do Parque. As discussões também levantaram a necessidade de participação e mobilização do Ministério do Turismo, visando o potencial turístico do local, e a possibilidade de se realizar, em 2018, um Seminário Internacional de Gestão Turística de Sítios Arqueológicos Patrimônio Mundial em São Raimundo Nonato, no Piauí. A partir da próxima semana, o Comitê passará a trabalhar na definição do mapa da área de atuação geográfica para o gerenciamento do Patrimônio no âmbito do Acordo.


Parque Nacional da Serra da Capivara
Com cerca de 130 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Capivara está localizado no sudeste do Piauí e abrange quatro municípios: São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Além disso, seu entorno é todo protegido por meio de uma APP (Área de Preservação Permanente) com dez quilômetros de raio, formando um cinturão suplementar.

O Parque foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao ICMBio. Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991 e, posteriormente, na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto. Em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Em paralelo a essas ações, em 1986, um grupo de pesquisadores criou a FUMDHAM, sob a direção da arqueóloga Niède Guidon. Desde então, a Fundação vem trabalhando em cooperação com o ICMBio e o Iphan para garantir a preservação do Parque Nacional.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br 
(61) 2024-5512- 2024-5504 - 2024-5511
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin