Acordo viabiliza revitalização do centro de Campo Grande (MS)

Destinado a revitalizar e dinamizar o centro de Campo Grande, o projeto Reviva Centro será iniciado na capital do Mato Grosso do Sul, depois de tratativas e negociações que resultaram em um acordo para empréstimo de US$ 56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor viabilizará diversas ações na região, visando promover a requalificação urbana e incentivar a ocupação dos terrenos e edificações, por meio da melhoria de infraestrutura e dos espaços públicos, eficiência do transporte coletivo, instalação de condições de acessibilidade e fortalecendo o planejamento e a mobilidade urbana.

Representantes do Iphan participam de assinatura do contrato de empréstimo do BID com a Prefeitura de Campo GrandeNessa sexta-feira, dia 12, em Brasília, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, e a superintendente do Iphna/MS, Norma Daris, estiveram reunidos com a equipe do BID e da Prefeitura de Campo Grande, representada pelo prefeito Marquinhos Trad, para a assinatura do contrato de empréstimo. A proposta é de que além do financiamento do Banco, a Prefeitura ofereça uma contrapartida no mesmo valor de US$56 milhões e o projeto tenha a duração de cerca de cinco anos. 

O Iphan, por meio de sua Superintendência no Mato Grosso do Sul, tem participado, há mais de dois anos, das discussões dos Grupos de Trabalho sobre o projeto Reviva Centro. A proposta é orientar e dar assistência técnica às ações, que envolvem a área de entorno do conjunto urbano do Complexo ferroviário da antiga Estrada de Ferro, protegido pelo Iphan. Segundo a superintendente Norma, o projeto é fundamental para o centro de Campo Grande. “O Reviva Centro é um primeiro passo muito importante, pois propõe uma urbanização, que traz a população de volta para o centro, fornecendo condições de uso desse espaço, com mais mobilidade, acessibilidade, segurança”, afirma.

Pela previsão da Prefeitura Municipal, a licitação para a execução do projeto deverá ser feita ainda neste semestre, com o início das atividades até outubro. Entre as ações previstas estão a instalação de fiação subterrânea (embutimento dos fios), redução de tráfego de veículos para duas faixas, ampliação de calçadas, instalação de áreas de descanso e sinalização de edifícios históricos. O Reviva Centro também engloba a requalificação dos passeios públicos no entorno de alguns bens como o Mercado Municipal e o Horto Florestal, interligando-os à Orla Ferroviária. O primeiro trecho a ser contemplado será o das ruas 14 de Julho, 7 de Setembro e avenida Mato Grosso.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5512- 2024-5504 - 2024-5511

(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin