Publicação que homenageia mestres bonequeiros é lançada em Recife (PE)

Prêmio Teatro de Bonecos Popular do NordesteMuito além da magia da brincadeira, o Teatro de Bonecos é uma forma de expressão genuína da cultura brasileira, onde brincantes encenam histórias aprendidas na tradição que falam de relações sociais estabelecidas e em construção. Essa originalidade mágica e cênica, repassadas de mestre para discípulo, de pai para filho, de geração para geração, continua revelando o cotidiano local através dos novos enredos, personagens, música, linguagem verbal, das cores e da alegria que são inerentes ao seu contexto social.

Para homenagear a genialidade dos criadores que dão vida aos bonecos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou no dia 02 de junho, durante a VI Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos, a versão impressa da publicação Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco. O livro é uma das ações de Salvaguarda do Patrimônio Cultural registrado em 2015, resultado de edital lançado pelo Iphan após deliberações realizadas entre o Instituto e os bonequeiros, que solicitaram a priorização dos mestres idosos. Por isto, dentre os critérios de participação, os candidatos deveriam ter acima de 55 anos de idade e, no mínimo, 20 anos de brincadeira. Como resultado, 78% dos premiados têm 60 anos ou mais. 

O edital contemplou 37 bonequeiros e bonequeiras, sendo oito prêmios in memoriam, totalizando 45 premiados de 10 estados brasileiros. Além de imagens, apresentação e breve relato dos mestres bonequeiros, o livreto traz mapa e lista dos premiados por estado.

Outras ações de salvaguarda têm sido elaboradas e desenvolvidas em cada um dos quatro estados onde foi identificada a ocorrência da expressão cultural (Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal). Também no dia 02 de junho, o Iphan-PE promove a Conferência sobre Registro e Salvaguarda do Mamulengo no Estado de Pernambuco, seguida de mesa redonda sobre a contribuição dos grupos e instituições na formação em teatro de bonecos, reflexões que contarão com a participação da superintendente do Iphan-PE, Renata Duarte, da técnica do Iphan, Juliana Cunha, da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Izabel Concessa, o gerente de Cultura do SESC, José Manoel Sobrinho, os integrantes do Mão Molenga, Carla Denise e Fábio Caio, entre outros.

VI Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos 

Este bem cultural imaterial é uma tradicional brincadeira, com origens no hibridismo cultural, durante o período de colonização do Brasil

As cidades do Recife, Olinda e Igarassu receberão, até o próximo dia 04 de junho, a VI Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos, evento que prevê apresentações artísticas de diversos grupos da Região Metropolitana do Recife, Agreste, Mata Norte e Sertão de Pernambuco, assim como dois grupos convidados do estado de São Paulo. A programação de cunho educativo inclui a pro

moção de oficinas de confecção de bonecos em madeira (mulungu), com Antero Assis de Moura, e confecção de bonecos em papel machê e com material reciclável. 
As inscrições para as oficinas estão abertas e podem ser feitas pelo email apetb@globo.com, ou presencialmente, das 8h às 14h, no Centro Apolo Hermilo. São 20 vagas gratuitas em cada turma, incluindo material didático. Não há pré-requisitos para a inscrição.

A Mostra, promovida pela Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos (APTB), conta com patrocínio do BNB e Banco do Nordeste, através da Lei Rouanet, e com apoio do Iphan-PE, do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Fundarpe, Prefeitura da Cidade do Recife, Centro Apolo-Hermilo, Cepe, Sesc, VouVer Acessibilidade.

Serviço:
Conferência sobre Registro e Salvaguarda do Mamulengo no Estado de Pernambuco e lançamento do Livro sobre o Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
Data: 02 de junho, às 19h 
Local: Teatro Apolo - Rua do Apólo, 121 - Recife, Pernambuco

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin