Festival de Inverno, em Minas, traz programação sobre Patrimônio

Casa da Baronesa - Ouro Preto (MG)Repleto de novidades, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana chega a seu cinquentenário em 2017 com uma série de atividades sobre o Patrimônio Cultural. O festival, que acontece entre os dias 8 e 23 de julho, trabalha a temática dentro da Curadoria de Patrimônio, consolidando uma parceria com o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Uma das atividades é uma mesa redonda com o tema Educação e Patrimônio, com objetivo de discutir sobre o papel da escola na educação patrimonial e comover os estudantes para a participação social na defesa do Patrimônio Cultural. O debate ocorre no dia 14 de julho, de 8h às 12h, no Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) em Mariana, com a presença de professores da rede pública municipal. 

Outra programação ocorre nos dias 20 e 21 com o seminário Patrimônio Imaterial - Efeitos e Desdobramentos do Reconhecimento, que reúne relevantes profissionais da área, como o diretor de Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz, e a integrante do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, Maria Cecília Londres Fonseca, além de outros representantes do instituto. 

Igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG)

Os participantes vão integrar duas sessões com foco nas principais questões que hoje desafiam a consolidação e a sustentabilidade dos processos de salvaguarda dessa dimensão do patrimônio cultural, cuja política brasileira é hoje referência em todo o mundo. As inscrições são limitadas para 150 vagas e as atividades serão realizadas no Salão São João Del Rei, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Ao final do seminário, no dia 21 de julho, serão lançadas publicações que também discutem o tema: os dois volumes do Compêndio dos Editais do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, referente aos 10 primeiros anos do programa que fomenta ações de salvaguarda promovidas pela sociedade; e os números dois e três da série de cartilhas Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais, que visa orientar e informar a sociedade civil sobre questões da política de salvaguarda dos bens culturais de natureza imaterial em todo o Brasil.

A programação do Festival de Inverno traz ainda a exposição Iphan em Minas Gerais – 80 Anos de História, que ficará aberta entre os dias 19 e 22 de julho, de 9h às 18h, no Salão Sabará do Centro de Artes e Convenções da UFOP. A mostra, que integra as celebrações das oito décadas da criação do Iphan, tem como objetivo apresentar o rico patrimônio cultural do estado de Minas Gerais, que possui cerca de 40% dos bens tombados pela instituição em todo o país, além de sete manifestações culturais registradas e quatro sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial.

Oficio de Sineiros em Minas GeraisUm festival de artes
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é um dos mais tradicionais festivais culturais do Brasil e vem, há 50 anos, celebrando também os 150 anos da tradicional agremiação carnavalesca Zé Pereira do Club dos Lacaios. A programação se estende pelas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, com seminários, palestras, rodas de conversas, apresentações de música, dança, teatro, além de exposições e intervenções. 

Uma das curiosidades no Festival de Inverno deste ano será a possibilidade de ouvir um concerto de sinos de várias igrejas tocado ao mesmo tempo pela cidade em Ouro Preto. Nos dias 8 de julho, às 12h, e novamente em 22 de julho, às 18h, serão 11 igrejas tocando simultaneamente seus badalos e formando uma melodia, em uma celebração que remete ao Ofício de Sineiro e ao Toque dos Sinos, bens registrados em Minas Gerais como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Serviço:
Mesa redonda: Educação e Patrimônio 
Data: 14 de julho de 2017 | 8h às 12h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana (MG)

Seminário Patrimônio Imaterial - Efeitos e Desdobramentos do Reconhecimento
Data: 20 a 21 de julho de 2017 | 8h30 às 12:30 e das 14h às 17h30
Local: Salão São João Del Rei, no Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto

Lançamento de publicações do Iphan  
Data: 21 julho de 2017 | 17h30
Local: 2º andar - Centro de Artes e Convenções da UFOP – Ouro Preto

Exposição Iphan em Minas Gerais – 80 Anos de História
Data: 19 a 22 de julho de 2017 | 9h às 18h
Local: Salão Sabará, no Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto

Outras informações: http://festivaldeinverno.feop.com.br/ 

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Michel Toronaga – michel.toronaga@iphan.gov.br
 (61) 2024-5511- 2024-5512 - 2024-5531 (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr
| www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin