Museu Nacional do Mar reabre após obras e revitalização

Museu do Mar

No dia 20 de julho, o Museu Nacional do Mar (SC) será reaberto ao público após mais uma etapa importante das reformas emergenciais realizadas na Ala do Mar, que abriga as salas do Artesanato e Modelismo, da Navegação, das Canoas e a Biblioteca Kelvin Palmer Rothier Duarte. Além delas, a Sala Amyr Klink, situada em outra ala do complexo, também reabre para visitação após ser totalmente revitalizada.

Desde março deste ano, o Museu passou por um intenso processo de reparos, resultado de esforços e investimentos conjuntos entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação Catarinese de Cultura (FCC). O Iphan disponibilizou R$400 mil, recurso que é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta com a empresa Terlogs, de São Francisco do Sul. Outros R$450 mil foram disponibilizados do orçamento da FCC disponibilizou, destinados para as obras emergenciais no telhado e infraestrutura.

Museu Nacional do Mar
Localizado em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, o museu valoriza a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar, preservando embarcações originais de todo o país, além de alguns dos mais expressivos barcos tradicionais em todo o mundo, como jangadas, saveiros, canoas, cúteres, botes, traineiras e baleeiras. Seu acervo está exposto em 15 salas temáticas, que ocupam os dois extensos conjuntos de galpões da antiga empresa Hoepcke. Em algumas salas, foram montados dioramas - espécie de representação cênica onde podem ser observados o uso daquelas embarcações e o modo como os homens desempenhavam uma determinada atividade, como a pesca da baleia, por exemplo. 

Galeria do Museu do Mar

O Museu do Mar destaca-se por seu valor e importância na preservação da memória do patrimônio naval e da cultura marinha e ribeirinha brasileira. Fundado no início da década de 1990 e instalado nos antigos galpões da Companhia Hoepcke, o Museu reúne a história do patrimônio naval brasileiro, preservando-o e inserindo-o como fator de valorização dos contextos navais tradicionais do Brasil. Seu acervo é composto, atualmente, por 81 embarcações em tamanho natural, 104 modelos navais, 102 peças de artesanato, cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval, três maquetes diorama, oito equipamentos e acervo documental e bibliográfico da Biblioteca Kelvin Duarte, formada por mais de dois mil volumes, incluindo obras raras, fotografias, desenhos, cartas náuticas, manuscritos, croquis e outros registros inéditos sobre o patrimônio naval brasileiro e do mundo. Em 2017, o acervo da biblioteca foi diponilizado em formato digital por meio do Portal Barcos do Brasil.

Serviço:
Cerimônia de entrega das obras de Reforma e Revitalização do Museu Nacional do Mar
Data: 20 de julho de 2017, às 15h30
Local: Museu Nacional do Mar, no Hall, Sala da Navegação
           Rua Manoel Lourenço de Andrade, nº 133, Centro, São Francisco do Sul/SC

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533- 2024-5504 - 2024-5511

(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin