Em Goiás, presidente do Iphan recebe título de cidadã vilaboense

Presidente do Iphan, Kátia Bogéa, recebe título de cidadã vilaboenseNesta segunda-feira, 24 de julho, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, foi homenageada na cidade de Goiás (GO) com o título de Cidadã Vilaboense. Conferido pela Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal de Goiás, a honraria vem enaltecer e destacar os esforços da representante da instituição na preservação da antiga capital do Estado de Goiás.

A solenidade foi realizada no Palácio Conde dos Arcos, com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, da prefeita de Goiás, Selma Bastos, da superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, e demais autoridades estaduais e municipais. Emocionada, a presidente Kátia Bogéa disse que a cidade de Goiás é um exemplo para todo o país. "Ser vilaboense é uma história de amor puro - e agora eu sei, porque sou vilaboense. Em cada pessoa que encontrei aqui, só encontrei gratidão. E é assim que vejo esse momento hoje, como uma demonstração dessa gratidão. Meu coração está transbordando", afirmou em seu discurso.

A entrega do título à presidente do Iphan é parte das atividades que se realizam na cidade ao longo dessa semana, em comemoração ao aniversário de 290 anos do município, celebrado no dia 25 de julho. Nessa data, a capital do Estado é transferida simbolicamente para a antiga Vila Boa, resgatando o status que a cidade possuiu até 1933, quando a sede da administração estadual se mudou para Goiânia.

Mercado Municipal equipado
Ainda dentro das programações do aniversário da cidade, será anunciada, no dia 25, a liberação de recursos do PAC Cidades Históricas para aquisição do kit cultural do Mercado Municipal de Goiás. Restaurado pelo Programa, por meio do Iphan, e entregue à população em dezembro de 2016, o Mercado receberá agora uma nova etapa de investimentos, no valor de aproximadamente R$ 597 mil, para o fornecimento de mobiliário padronizado de uso coletivo; sistema de som interno; palco e estrutura de som e iluminação de show; e sistema de videomonitoramento. 

Mercado Municipal de Goiás.O kit cultural será de uso exclusivo do Mercado Municipal e sua gestão ficará a cargo dos próprios permissionários do espaço, que deverão se organizar na forma de um condomínio. Com isso, além de garantir segurança e comodidade aos usuários e comerciantes, os equipamentos também incentivam o uso do espaço como ponto de lazer e entretenimento para moradores e visitantes da cidade de Goiás. 

A cidade de Goiás é destaque nacional na execução das obras do PAC Cidades Históricas, tendo concluído cinco das seis ações selecionadas para receber os investimentos do Governo Federal. Além da restauração do Mercado Municipal, também foram executadas a Restauração da Escola de Artes Veiga Valle, a Recuperação da Ponte da Cambaúba, a Instalação do Arquivo Diocesano de Dom Tomás Balduíno e a Requalificação do Cine Teatro São Joaquim. Além delas, está em andamento a Restauração e Requalificação da Sede da Prefeitura Municipal de Goiás, com previsão de conclusão ainda para esse ano.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533- 2024-5504 - 2024-5511

(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin