Patrimônio Cultural no Amapá é tema de conversa com a presidente do Iphan

Deputado Cabuçu Borges e presidente Kátia Bogéa debatem ações do Iphan no AmapáAs ações realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amapá (Iphan-AP) foram tema do encontro ocorrido nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, entre o deputado Cabuçu Borges (PMDB/AP) e a presidente do Iphan, Kátia Bogéa. O deputado é titular da Comissão de Cultura, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e fez a visita de cortesia em função da posse do novo superintende do Iphan-AP, Haroldo da Silva Oliveira.

Entre os assuntos abordados no encontro, um dos destaques foi o estudo, em andamento no Iphan, para o registro como Patrimônio Cultural Brasileiro do Marabaixo, uma das maiores manifestações culturais do Estado do Amapá. É um ritual de origem africana, que compõe algumas festas católicas populares em comunidades negras do Amapá. O deputado solicitou, também, maior celeridade nos estudos para o registro da Festa de São Tiago, que também representa a cultura tradicional do Estado. Os festejos envolvem a comunidade de Mazagão Velho há 240 anos, reunindo rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto.

Kátia Bogéa e Cabuçu Borges conversaram também sobre a Vila Serra do Navio, no interior do Amapá e tombada pelo Iphan em 2010 e que está recebendo técnicos do Instituto, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), parceiros no Projeto de Regularização Fundiária e Cidadania, um processo de promoção do desenvolvimento municipal e de regularização dos cerca de 300 imóveis da cidade. Outro assunto debatido foi a candidatura seriada a Patrimônio Mundial do Conjunto de Fortificações do Brasil, que reúne 19 monumentos de todo o país, entre eles a Fortaleza de São José, em Macapá. Ao final do encontro, o deputado Cabuçu Borges afirmou que irá se empenhar para levantar recursos, por meio de emenda parlamentar, para reforçar a atuação do Iphan-AP.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin