Celebrações do Patrimônio Cultural Brasileiro acontecem no Paço Imperial

Matrizes do Samba - Patrimônio imaterial – Projeto Exposição Iphan/Mangueira 2017A exposição #bastidoresdacriação – Arte Aplicada ao Carnaval receberá dia 19 de agosto a mesa redonda Escolas de Samba – Arte, Cultura, Economia e Patrimônio e lançamento da publicação Arte e Patrimônio no Carnaval da Mangueira. Participam da mesa o artista e carnavalesco da Mangueira Leandro Vieira, o professor adjunto do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista nas artes do Carnaval e em cultura popular, Felipe Ferreira, a jornalista, comentarista de economia Flávia Oliveira e o Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz. A mesa redonda será mediada pelo jornalista e roteirista Leonardo Bruno. O evento será na Sala dos Archeiros do Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro (RJ) às 16h 

A entrada será gratuita. Haverá distribuição de senhas meia hora antes do evento, já que o espaço comporta apenas 100 pessoas. A conversa será transmitida simultaneamente no hall da Sala dos Archeiros. Durante a mesa redonda haverá o lançamento da publicação Arte e Patrimônio no Carnaval da Mangueira, que retrata os bastidores do processo de criação do desfile da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. “Espera-se que a publicação, no ano em que o Iphan completa 80 anos, seja também uma multiplicadora de ações de salvaguarda. Que se faça perceber a importância de iniciativas que prezem pela valorização da cultura brasileira e dos pilares de sua formação, como é o samba”, conta Maria Rosa Correia, responsável pelo setor de Educação Patrimonial da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro e organizadora da publicação. O texto é da jornalista Denise Barreto e a fotografia de Oscar Liberal.

 

Ao longo do tempo, ele adquiriu características próprias, como a capacidade narrativa de descrever de maneira melódica e poéticaIdealizada pelo Iphan, a exposição #bastidoresdacriação – Arte Aplicada ao Carnaval é resultado de uma parceria com a Estação Primeira de Mangueira, que abordou este ano na Sapucaí o sincretismo da fé no Brasil, um dos elementos marcantes de uma nação construída a partir de sua miscigenação cultural. A ideia de abordar essa herança nacional representada na crença popular partiu do carnavalesco Leandro Vieira, com o enredo Só com a Ajuda do Santo, e contou com o apoio do Iphan na pesquisa histórica, social, fotográfica e antropológica sobre o assunto. O objetivo do projeto, uma das atividades em celebração aos 80 anos do Instituto, é apresentar o processo ancorado em uma das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro – o samba enredo – registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, em 2007.

Em 2017, as Matrizes do Samba completam 10 anos como Patrimônio Cultural do Brasil e a data é uma oportunidade para dar visibilidade e promover esta forma de expressão da cultura nacional. O Centro Cultural Paço Imperial está com quatro exposições em cartaz que celebram os 80 anos do Iphan e no dia 19 todas elas terão visita guiada (convite anexo) às 14h. São elas: Marcel Gautherot - Brasil: tradição, invenção; #bastidoresdacriação - arte aplicada ao Carnaval; Thomas Jeferson: Constelação Mídia; e, Monica Barki: Eu me Declaro. As exposições ficam abertas ao público até 20 de agosto, com entrada franca.
 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Yara Diniz – yara.diniz@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin