CNFCP recebe exposição Verso e Spray: Airá OCrespo

Estampada em paredes de edifícios e muros da cidade do Rio de Janeiro (RJ), a manifestação cultural e artística do MC Grafiteiro Airá estará disponível ao público nas telas da Sala do Artista Popular (SAP), do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP/Iphan). A exposição “Verso e Spray: Airá OCrespo” disponível de 05 de outubro a 19 de novembro, apresenta cores, formas, figuras humanas e paisagens resultadas da criatividade deste artista popular. 

O grafite multiplicou seus suportes e extrapolou definitivamente os muros. Foi para as galerias, para a internet, para os outdoors, telas, camisetas, adesivos, souvenirs. Foi incorporado por diversas formas de linguagem visual contemporânea. Continua, ainda assim, circulando entre o sublime e o espúrio; a vanguarda e o gueto; e seus praticantes seguem questionando formas rígidas de enquadramento.
 
Um grafiteiro se forma na rua, argumenta Airá. “Forja-se nesse espaço público de interações, tensões, reconhecimento e estigmatizações. A rua fabrica os indivíduos que por ela passam tal quais estes a recriam. Relação simbiótica em um espaço político onde expressar-se nunca é um ato neutro. Cada traço é uma forma de se posicionar, territorilizar e agir na cidade”, completa.

O artista
Airá tem sua origem no subúrbio do Rio, mas cresceu cruzando a cidade. Da Zona Norte à Zona Sul, os muros do trajeto se tornaram, na infância e no início da adolescência, fonte de inspiração para a arte urbana que viria a desenvolver anos mais tarde, fazendo das ruas da cidade sua tela. OCrespo, Ocre, Airá como é conhecido, também se fez MC Grafiteiro. Este é o nome que vem usando em seu trabalho como MC e compositor. 

No primeiro vídeo do Projeto Arte Pela Rua, o Mc Grafiteiro Airá Ocrespo compartilha suas experiências e impressões a respeito do universo da cultura urbana. 

A Sala do Artista Popular (SAP) 
Criada em 1983, a Sala do Artista Popular do CNFCP tem o intuito de ser um espaço para difundir a arte popular, trazendo objetos que, por seu simbolismo, tecnologia de confecção ou matéria-prima empregada, revela o modo de vida das camadas populares. Os artistas expõem seus trabalhos, estipulando livremente o preço e explicando as técnicas envolvidas na confecção. O valor obtido com as vendas vai integralmente para eles. 
 
O catálogo de cada exposição é desenvolvido a partir de pesquisa etnográfica e documentação fotográfica realizada pela equipe do CNFCP. Assim, é possível conhecer as relações entre a produção artesanal e o contexto de vida dos artesãos. Desde sua criação, já foram realizadas 187 exposições SAP, sendo “Verso e Spray” a 188ª.
 
Serviço: 
Exposição “Verso e Spray: Airá OCrespo” 
Período:
5 de outubro (a partir das 17h) a 19 de novembro de 2017
Local: CNFCP
Endereço: Rua do Catete,179, Rio de Janeiro  - RJ 
Dias e horários: 
Terça-feira a sexta-feira, das 11h às 18h 
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
Informações: www.cnfcp.gov.br 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin