Programa Sentidos Urbanos é referência em educação patrimonial

Casa do professor de Ouro Preto (MG) - Mesa sensorial 2

Você já cheirou um prédio histórico? Ou então escutou uma praça? Explorando os cinco sentidos do corpo humano, o Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania já atingiu cerda de 7,5 mil pessoas. Trabalhando olfato, paladar, tato, visão e audição, as atividades da criativa iniciativa buscam fazer o participante experimentar outras perspectivas das ruas da cidade patrimônio, suas referências e memórias afetivas, ampliando o olhar do morador ouropretano em relação à cidade em que vive. Para isso, as atividades oferecidas pelo programa utilizam jogos teatrais e diferentes linguagens artísticas.

Iniciado em 2009 pela Casa do Patrimônio de Ouro Preto (MG), sob a coordenação executiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), o projeto que oferecia inicialmente Roteiros Sensoriais, ganhou aceitação, repercussão e a ampliação de parcerias, como a adesão da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, tornando-se um programa que oferece várias atividades de educação patrimonial.

Os Roteiros Sensoriais foram as primeiras ações ofertadas pelo programa Sentidos Urbanos e ainda são oferecidos. A proposta dos roteiros é que o participante possa experimentar todos os sentidos em diferentes ambientes da cidade. A ação Poéticas e Moradas tem como objetivo fazer uma relação, através de jogos teatrais, entre as diversas moradas que nos acolhem: desde a casa até os patrimônios históricos. Já Olhares (Im) Possíveis tem o objetivo de provocar o olhar dos participantes para a região onde vivem através da linguagem audiovisual. Há também Abrigo de Memórias, onde é trabalhada a relação do indivíduo consigo mesmo e com o ambiente onde vive, fazendo-o pensar sobre o que isso reverbera em sua identidade.

Casa do PatrimônioA Casa da Baronesa - Sede do Escritório Técnico do Iphan em Ouro Preto
A Casa do Patrimônio de Ouro Preto, sede do Escritório Técnico do Iphan na cidade, se destaca desde 2009 com ações pontuais e continuadas, que ocorrem de maneira promocional e que têm o objetivo de suprir demandas relacionadas com o patrimônio histórico da cidade mineira.

Em 2010, as ações se iniciaram na Escola Municipal Professora Juventina Drummond. As atividades se estenderam até o ano de 2015. Neste mesmo ano, outras ações continuadas atenderam demandas da Guarda Municipal de Ouro Preto, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento; na Escola Estadual Marília de Dirceu, na Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP) e em conjunto com o Museu da Inconfidência por meio do Projeto Girassol – Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência (CAPESI). As ações pontuais desenvolvidas neste mesmo período atenderam cerca de 470 pessoas, vinculadas a instituições como creches municipais, escolas estaduais e municipais, igrejas, além das participações no Festival de História (FHist) em Diamantina (MG). Entre os anos de 2013 e 2014, as atividades da Casa do Patrimônio de Ouro Preto se limitaram às ações da Curadoria do Patrimônio do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, que aconteceram ininterruptamente de 2011 até 2015. 

Em 2015, com o retorno do Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania, agora também como um projeto de extensão da UFOP, as ações continuadas e pontuais voltam a fazer parte das ofertas da Casa do Patrimônio de Ouro Preto. Desde a retomada do Sentidos Urbanos, até agosto de 2017, 347 pessoas foram acolhidas em ações continuadas e 790 pessoas  em ações pontuais. Mais informações estão disponíveis no blog do programa.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Yara Diniz – yara.diniz@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5504
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Programa Sentidos Urbanos, em Ouro Preto (MG)

  • MG_Ouro_Preto_Eventos
    Roteiros sensoriais. Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia
  • MG_Ouro_Preto_Eventos
    Roteiros sensoriais. Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia
  • MG_Ouro_Preto_Eventos
    Oficina Poéticas e moradas. Escola Estadual Dom Velloso, em Ouro Preto (MG)
  • MG_Ouro_Preto_Eventos
    Casa do professor de Ouro Preto (MG)- Mesa Sensorial
  • MG_Ouro_Preto_Eventos
    Casa do professor de Ouro Preto (MG) - Mesa sensorial 2
  • MG_Ouro_Preto
    Roteiros sensoriais. Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia
  • MG_Ouro_Preto_Eventos
    Circuito expositivo alinhamento conceitua
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin