Homenagem a servidores encerra festa de 80 anos do Iphan

Iphan homenageia servidores nos seus 80 anos

Uma grande celebração no Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro (RJ), encerrou a semana de comemorações dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). No dia do Servidor Público, 28 de outubro, a presidente da instituição, Kátia Bogéa, reuniu diretores, superintendentes, servidores e ex-servidores para a entrega da Medalha Mário de Andrade àqueles que dedicaram grande parte de sua vida ao Patrimônio Cultural Brasileiro. 

Iphan homenageia servidores na festa de seus 80 anosDurante o encontro no Sítio, que é mais um candidato brasileiro à lista de Patrimônio Mundial da Unesco, Kátia Bogéa chamou a atenção para a importância daquele momento, que “é o resultado de muita união, onde todos nós estamos juntos num único corpo, em um único pensamento, que é a preservação do nosso Patrimônio Cultural. Como tenho dito, o Iphan hoje é um Patrimônio Cultural do Brasil e é por ele que lutamos e trabalhamos.” Ela também prestou homenagem a Antônio José Aguilera Montalvo, arquiteto equatoriano que chegou ao Brasil em 1964, e atuou no Iphan, no Rio de Janeiro, desde o final da década de 1970 até o ano 2000. Ele seria um dos agraciados com a Medalha Mário de Andrade, mas faleceu em 25 de outubro, poucos dias antes da homenagem.

Fundado em 1937, durante todo o ano de 2017 o Iphan comemorou sua trajetória de oito décadas. Na semana de 23 a 28 de outubro, grandes eventos promovidos na cidade do Rio de Janeiro festejaram a data e, também, promoveram uma grande reflexão sobre a gestão do Patrimônio Cultural e o que se espera para o futuro. Na segunda-feira, dia 23, a presidente Kátia Bogéa reuniu o Comitê Gestor do Iphan em uma agenda administrativa. Na terça-feira, pela manhã, o corpo técnico do Instituto participou da mesa redonda Patrimônio e Desenvolvimento, no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES); à noite, no Theatro Municipal, o Iphan recebeu convidados para homenagear instituições parceiras, ex-presidentes, conselheiros e servidores com a Medalha Mário de Andrade. A ocasião também foi dedicada aos premiados da 30ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Na quarta-feira, dia 25, foi aberta a exposição A Construção do Patrimônio, na Caixa Cultural, e nos dias 26 e 27 o Iphan promoveu o Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio, com o objetivo de debater com especialistas nacionais e estrangeiros a continuidade e a evolução das políticas de patrimônio. No âmbito do seminário, houve o lançamento da edição comemorativa da Revista de Patrimônio, números 35 e 36. As festividades foram encerradas no Sítio Roberto Burle Marx, doado ao Iphan pelo próprio paisagista em 1985, com o tão esperado Parabéns a você!

Iphan homenageia servidores na festa de seus 80 anos

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin