Programa Sentidos Urbanos (MG) é finalista para Prêmio de Direitos Humanos

Oficina Olhares Im(possíveis) - Programa Sentidos UrbanosDefender o respeito aos Direitos Humanos. Esse é o objetivo do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, que tem este ano, entre os finalistas, a ação Olhares (Im)possíveis, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através do Programa Sentidos Urbanos, realizado em Ouro Preto (MG). Este ano, foram inscritos 223 trabalhos inscritos em quatro categorias: Trabalhos dos Magistrados, Reportagens Jornalísticas, Práticas Humanísticas e Trabalhos Acadêmicos.

Olhares (Im)possíveis tem o objetivo de provocar o olhar dos participantes para a região onde vivem através da linguagem audiovisual. Apesar das oficinas resultarem em produtos audiovisuais, todo o trabalho é pensando para promover um afastamento desse produto; o que deve ser valorizado é a aproximação entre os participantes e a cidade. A ação acontece por meio de oficinas em escolas públicas de Ouro Preto e Mariana, no estado de Minas Gerais, sendo a ideia principal fomentar discussões sobre pertencimento e patrimônio. A ação, que também integra a pesquisa de mestrado do jornalista Arthur Medrado, coordenador de equipe do Programa Sentidos Urbanos, é inspirada na cartilha Inventar com a diferença e busca, ainda, exercitar o olhar dos alunos, escutando sobre suas histórias através de encontros presenciais, no que diz respeito às experiências e relações afetivas dentro dos espaços da cidade.

A cerimônia de premiação será em 6 de novembro, às 18h, no Tribunal Pleno do TJ-RJ, ocasião em que serão anunciados os vencedores.  Criado em 2012, o prêmio da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) celebra a memória da juíza Patrícia Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em 2011, em Niterói, por policiais militares.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Yara Diniz – yara.diniz@iphan.gov.br
(61) 2024-5534 - 2024-5504
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin