Divulgado resultado final do Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio

Carimbó - Pará

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulga o resultado final do Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio. Vinte e cinco ações de salvaguarda do Carimbó, registrado como Patrimônio Cultural em 2014, foram contempladas. O prêmio tem o objetivo de valorizar a atuação exemplar de mestres, mestras e grupos que contribuem para a transmissão e a continuidade dessa tradição paraense.

Sobre o Prêmio
Serão concedidos 25 prêmios, no valor de R$ 5.160,00 para cada premiado, sendo dez para mestres e mestras em atividade; cinco destinados aos herdeiros diretos de cinco mestres ou mestras já falecidos (in memoriam); e dez destinados a grupos de Carimbó. As inscrições se encerraram no dia 21 de agosto de 2017, de acordo com os termos do Edital.

O movimento carimbozeiro comemorou a ação. “É muito bom que gente esteja conseguindo editais para dar suporte ao movimento, e é muito importante que a gente participe e caso seja beneficiado podemos investir em nosso grupo, a premiação é muito boa e é um passo a mais do movimento através deste edital”, afirma Haroldo Fonseca, presidente da Associação da Cultura Popular de Carimbó de Salinas.

O Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio reconhece as trajetórias de vida de pessoas que tenham contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade do Carimbó, bem como grupos cuja atuação contribua de forma exemplar para a valorização, difusão e transmissão do bem cultural às novas gerações. O edital foi definido como uma das ações prioritárias pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó.

O edital é uma ação emergencial para a salvaguarda do carimbó, uma das principais reivindicações do movimento carimbozeiro organizado, definida no I e no II Congresso do Carimbó, realizados em junho de 2015 e maio de 2017, respectivamente. A proposta é garantir o atendimento das necessidades mais urgentes dos grupos e mestres tradicionais, proporcionando o acesso a recursos públicos para ações de preservação, proteção, valorização, transmissão e difusão desse patrimônio cultural.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Carmen Lustosa - 
carmen.costa@iphan.gov.br
(61) 2024-5504 - 2024-5513
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin