Encontro discute inscrição do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é um dos convidados pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo a participar nesta segunda-feira, 20 de novembro, da audiência pública realizada em João Pessoa (PB) que discutirá a solicitação de registro das matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil. A atividade integra o Encontro Nacional de Forrozeiros, evento organizado pelo Fórum de Raiz, Universidade Federal da Paraíba e Governo do Estado da Paraíba que acontece de 20 a 22 de novembro.

As discussões sobre o tema terão sequência nos dias 21 e 22, entre gestores culturais, pesquisadores e produtores presentes no Encontro Nacional de Forrozeiros, iniciativa do II Fórum Nacional do Forró Raiz. São mesas redondas, palestras e rodas de conversas ligadas à temática, tendo uma plenária final encerrando as discussões. 

Para Joana Alves, principal articuladora do Fórum Nacional do Forró de Raiz, esta é a demanda primordial do movimento, criado em 2011 com o objetivo de transformar o rítmo do forró tradicional em Patrimônio Imaterial. “Esse evento é o resultado de uma articulação entre profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da música. São pesquisadores e agentes culturais que pedem o registro do forró”, disse.

Ao final do Encontro, também será tornada pública e entregue às autoridades a Carta do Encontro de João Pessoa (PB) que traz as Diretrizes para Instrução Técnica do Registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil, documento que teve sua elaboração acompanhada pelo Iphan. O evento ocorrerá na sala de Concertos José Siqueira. Outras informações estão disponíveis no site encontronacionaldeforrozeiros.com 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5516- 2024-55 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin