Festividades do Glorioso São Sebastião: comunidade recebe título de Patrimônio Cultural

ArapixiCom as cores verde, vermelho e branco, a Região do Marajó (PA) celebra todos os anos as Festividades do Glorioso São Sebastião. Registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2013, a manifestação cultural de devoção ao santo guerreiro recebe no próximo dia 30 de maio o Título de Patrimônio Cultural Brasileiro, na Vila de Arapixi, município de Chaves, no Marajó. A cerimônia acontece durante as Festividades de Nossa Senhora das Graças, ocasião em que será empossada a nova diretoria da Irmandade do Glorioso São Sebastião de Arapixi.

A Vila de Arapixi é uma das localidades na Região do Marajó em que as Festividades continuam vigentes, constituindo importante referência cultural para as comunidades locais, juntamente com os municípios de Cachoeira do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Breves. 

A devoção ao santo nesta região remonta ao período de colonização e à ação missionária no século XVI. São Sebastião é tido como protetor e é associado às virtudes do guerreiro, o que o aproxima das características identitárias dos marajoaras. A imagem de São Sebastião é recorrente nos altares das casas e também das igrejas. A realização dos festejos em devoção a São Sebastião compõe o calendário de homenagens em agradecimento a milagres e graças alcançados. São várias as localidades do Marajó que celebram o Glorioso São Sebastião e cada uma delas apresenta suas especificidades. 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação 
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Carmen Lustosa – carmen.costa@iphan.gov.br
(61)98104-5949 - 2024-5511 - 2024-5504
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin