O MNBA amplia seus espaços para poder crescer

publicada em 10 de janeiro de 2006, às 11h33

 

O Museu Nacional de Belas Artes vai contar em breve com a maior reserva técnica do país, passando dos atuais 800 m2 para 1.800 mil2 de área. Desta forma poderá preservar de maneira mais eficiente e moderna seu precioso acervo e receber em melhores condições novas doações, ampliando sua coleção que atualmente conta com cerca de 18 mil obras.

O projeto, em parceria com técnicos do museu, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Coppe/UFRJ, já foi concluído e as obras começam em novembro. A climatização do ambiente será um dos pontos altos da nova reserva, o objetivo é evitar a entrada de poeira no ambiente tornando o ar puro e, desta forma, evitar a proliferação de fungos nas obras.

Com o patrocínio da Fundação Vitae e pelo Ministério da Cultura, o projeto foi uma medida essencial para a conservação das obras no MNBA.  Foram investidos cerca de R$ 900 mil em obras internas como a climatização da reserva e suas mobílias pela fundação e R$ 800 mil vieram do Ministério da Cultura. As obras têm previsão de término em abril de 2006.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin