Livro sobre o modo de fazer cuias do Baixo Amazonas é lançado em Santarém (PA)

Lançamento do livro Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas

Uma parceria entre a Imprensa Oficial do Estado do Pará e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) possibilitou o lançamento de mais um livro da sére Minha História, Nossa Cultura, o Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas, organizado pelo pesquisador Giovanni Blanco Sarquis e com textos de Luciana Gonçalves de Carvalho. O evento acontece durante o X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), no dia 1º de dezembro, às 18h. 

Os Modos de Fazer Cuias do Baixo Amazonas, no Pará, receberam o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e foram inscritos no Livro de Registro dos Saberes em 2015. A prática artesanal de fazer cuias, desenvolvida entre comunidades indígenas da região há mais de dois séculos, é um ofício praticado atualmente por mulheres de comunidades ribeirinhas. O pedido de registro, apresentado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) ressaltou as técnicas e o conhecimento utilizados para confeccionar este objeto que agregou novos elementos e significados ao longo dos tempos.
 
Os saberes relacionados à produção e utilização de cuias fazem parte das complexas dinâmicas de colonização e ocupação do espaço amazônico, e estão relacionados ao aproveitamento de recursos naturais disponíveis nessa região. As cuias pintadas, diferente das produzidas com incisões, foram introduzidas no repertório estético das artesãs no século XX, padrão incorporado em grande parte da ornamentação considerada tradicional. 

Essa expressão cultural de longa continuidade histórica se encontra em constante processo de reelaboração. As populações ribeirinhas locais usam as cuias para pegar água do rio, tomar banho, cozinhar, consumir líquidos e outros alimentos, tirar água da canoa, decorar as paredes das casas como vasos de plantas, etc. Diversos produtos são confeccionados com as técnicas de produção da cuia: fruteiras, copos, jarras, vasos, travessas, braceletes, farinheiras, petisqueiras, entre outros objetos. 

Serviço
Lançamento do livro Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas
Local: Estande do IOE/Espaço Pérola do Tapajós - X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. Santarém (PA)
Horário: 1º de dezembro, às 18h.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin