Escritório Técnico em São João del-Rei - Antiga sede da Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas

Sede do Escritório Técnico em São João del-Rei 
A atual sede do Escritório Técnico do Iphan, importante exemplar da arquitetura eclética, foi construída por volta do final do século XIX. Pertenceu à Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas que o adquiriu em 1898. Vale citar que essa companhia foi criada por iniciativa dos moradores que, em 1873, por meio da venda de ações formaram seu capital. Com a implantação da Estrada de Ferro, novas formas de construir chegaram até a cidade. As novidades se refletem na forma de implantação urbana da edificação, com acesso na lateral do imóvel, em consequência dos afastamentos laterais e, ainda, nas técnicas construtivas.

A nova implantação propiciou esquema de cobertura composto por telhados de duas águas com cumeeira perpendicular à rua, originando uma das principais características dos exemplares arquitetônicos conhecidos com “chalés” e seus rebuscados lambrequins. Por volta de 1930, o imóvel passou por uma transformação, quando surgiu a atual fachada com platibanda frontal. Assim, sua arquitetura conta a história de várias épocas, através da forma de ocupação do lote, das soluções e técnicas utilizadas. Constitui importante testemunho na preservação das características arquitetônicas e urbanísticas da cidade.

A transferência por ordem do desembargador presidente do Tribunal de Justiça de todo acervo documental que teve trânsito na antiga comarca do Rio das Mortes - documentação de natureza cartorial - e que, sob a responsabilidade de Rodrigo Mello Franco de Andrade , passou para a guarda do DPHAN - Museu Regional de São João del Rei, estabelecendo um importante marco nas pesquisas históricas da região do Vale do Rio das Mortes, cuja sede era a antiga vila de São João del Rei.

Geraldo Alves do Nascimento foi um dos primeiros encarregados de obras na cidade. A partir da década de 1960, passou a atuar como encarregado do patrimônio, Geraldo Ferreira. Em 1963, o Museu abriu suas portas ao público, com um acervo que representa a história cultural da região, nos seus mais diversos períodos. Em maio de 2007, como parte da Política Nacional de Preservação, o Escritório Técnico, com o Arquivo Histórico do Iphan, passou a ocupar as dependências da antiga casa do diretor da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM).
 

Escritório Técnico em São João del-Rei
Avenida Hermílio Alves, nº 52 – Centro
CEP: 36307-328 - São João del-Rei/MG
Tel./Fax: (32) 3371.7724
E-mail: escritorio.saojoao@iphan.gov.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin