Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins

Grêmio Folclórico Boi Bumbá Brilhante de Manaus (AM)O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins foi inscrito no Livro de Registro das Celebrações, em novembro de 2018. O folguedo popular é marcado pela centralidade da figura do Boi envolvido numa série de danças, músicas e narrativas dramáticas, que cativam o público e aqueles que são responsáveis pela produção e reprodução dessa tradição. 

Os festejos relacionados a esse bem cultural imaterial acontecem de diferentes maneiras e de acordo com a localidade em que são realizados, sendo praticados em distintos momentos do ano com variações e denominações próprias na região amazônica. No Médio Amazonas e Parintins (AM), o folguedo geralmente ocorre durante as celebrações juninas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro. Nesses contextos, há três principais versões da dança dramática: o Boi de Terreiro, o Boi de Rua e o Boi de Arena. A primeira tem como tema principal a morte e a ressureição do animal. A segunda se refere a uma variação urbana e itinerante, que envolve os transeuntes locais. A última remete a uma modalidade de caráter competitivo que tem lugar no espaço conhecido como Bumbódromo do Festival Folclórico de Parintins, que ocorre anualmente na última semana de junho.

Por reunir influências tradicionais de diversas etnias, a brincadeira do Boi se caracteriza como importante referência cultural. As origens da manifestação remontam às missões jesuíticas do século XVII, que trouxeram consigo tradições do Mediterrâneo europeu. Por sua vez, essas tradições com o tempo absorveram-se de elementos das culturas afrobrasileira e indígena. 

O desenrolar histórico do folguedo ainda contou com a agregação de componentes culturais de outras regiões brasileiras, advindas no processo de migração para a região amazônica no ciclo da borracha do século XIX. Por agregar todos esses elementos e constituir parte fundamental da identidade social da comunidade detentora desse bem cultural imaterial, o Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins demonstra sua relevância nacional como Patrimônio Cultural do Brasil.
 

Documentos
Parecer do DPI
Parecer do Conselho Consultivo
Certidão

Leia mais
Dossiê do Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins
Vídeo do Registro
Contatos

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin