Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira

Produtos das roças quilombolas usados para decorar o pátio da Escola Estadual Jayme de Almeida PaivaO Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira é um conjunto de saberes e técnicas acumuladas na pesquisa e observação das dinâmicas ecológicas e resultados de manejo, oriundas do repertório de conhecimentos agrícolas, ambientais, sociais, religiosos e lúdicos das comunidades quilombolas localizadas na Região Sudeste do Estado de São Paulo e leste do Estado do Paraná, no Vale do Ribeira. 

Essas comunidades cultivam desde o período colonial às margens do rio Ribeira do Iguape, produzindo mandioca, milho, feijão, arroz e diversas outras espécies, de modo que seu modo tradicional de fazer agricultura tornou-se eixo estruturante do seu modo de vida e possibilitou sua permanência e perpetuação nos vales e montanhas da região.
 
Transmitidos através das gerações por vias da oralidade e observação em vivências práticas, esses saberes direcionam as maneiras de olhar a natureza, de avaliar e de decidir sobre o manuseio dos recursos naturais para a agricultura, de ensinar, de promover trocas, de sentir e de criar que estão conectados a um modo de vida baseado na roça de coivara, onde as comunidades quilombolas fazem o manuseio da terra com um padrão de ocupação itinerante que organiza o tempo e o espaço em função do calendário agrícola.

Os saberes relacionados à produção agrícola extrapolam o cultivo e a colheita, pois incluem os modos de fazer o transporte e a estocagem dos grãos e demais produtos, de transformá-los em diferentes receitas culinárias, de integrar as refeições aos momentos de sociabilidade, de realizar ritos e festividades, de confeccionar instrumentos musicais e de tocá-los, de dançar, de contar histórias, de retribuir favores e honrar compromissos, de estabelecer laços de afinidade e afeto.

Por representar um aspecto essencial para a identidade da população nativa dessa região e por sua relevância para a promoção da diversidade étnica e cultural brasileira, o Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira foi inscrito no Livro dos Saberes em setembro de 2018, recebendo, assim, o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

Documentos
Parecer do DPI
Parecer do Conselho Consultivo
Certidão

Leia mais
Dossiê do Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira
Vídeo do Registro
Contatos

 

Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira

  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira
    Sessenta pessoas participaram do mutirão da colheita de arroz, na comunidade do quilombo Morro Seco
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira02
    9ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira03
    Roça de mandioca no Quilombo Porto Velho, no Vale do Ribeira (SP)
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira04
    Casa de pau-a-pique, Quilombo de Ivaporunduva
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira05
    Zeni Florindo, Quilombo de Ivaporunduva
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira06
    Cana-de-açúcar e couve da barraca do Quilombo Cangume, 11ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, Eldorado
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira07
    Apresentação da dança Nhá Maruca pelo Quilombo Sapatu na 11ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, Eldorado
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira08
    Produtos da barraca de Pedro Cubas de Cima na 11ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, Eldorado
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira09
    Edvina Silva (Dona Diva), do Quilombo Pedro Cubas de Cima, segurando taioba na 11ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, Eldorado
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira10
    Produtos das roças quilombolas usados para decorar o pátio da Escola Estadual Jayme de Almeida Paiva
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira11
    10ª Feira de troca de sementes e mudas tradicionais das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira
  • SP_IMAT_Sistema_Agrícola_Vale_do_Ribeira12
    Programa Vale do Ribeira. Barco faz a travessia da estrada para a comunidade, dando acesso ao quilombo. Quilombo de Ivaporunduva. Município de Eldorado. SP.
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin