Marca do Iphan e Manual de Aplicação

A marca do Iphan tem como característica a diversidade de suas atribuições, que vão desde as ações de identificação, proteção, restauração, preservação e fiscalização de bens físicos, paisagísticos, arqueológicos e intelectuais, até a administração de bibliotecas, arquivos e museus, abrangendo aspectos importantes do panorama cultural brasileiro. Sendo assim, optou-se pela adoção de um sistema gráfico múltiplo e dentro de um quadro gráfico fixo, reservou-se um espaço para a inclusão variada de uma série de imagens, que mudam conforme as diferentes aplicações da marca do Instituto. 

Para orientar a utilização da marca, o Iphan criou o Manual de Aplicação da Marca, onde são encontradas as formas corretas de utilização para diversas situações. O Manual está em consonância com as regras de aplicação e usos dos logotipos do Governo Federal.

De acordo com a Portaria nº 36, de 10 de fevereiro de 2004, o uso do Manual de Aplicação da Marca é obrigatório em todas as unidades do Iphan e em todas as peças promocionais ou educativas, tais como cartazes, folhetos, convites, catálogos, livros, periódicos, vídeos, CDs, DVDs ou qualquer outro tipo de mídia produzida, de forma independente ou em parceria. Antes de publicar qualquer peça, o material deve ser previamente aprovado pela Assessoria de Comunicação do Iphan.  

O conjunto de logomarcas Iphan/MinC/Governo Federal deve ser aplicado obrigatoriamente, à extrema direita de todas as outras (quando na horizontal) ou abaixo de todas as outras (quando na vertical) e suas dimensões não podem ser inferiores à das outras possíveis marcas, quer sejam do mesmo tamanho ou maior. Lembrando que nos períodos eleitorais as marcas do Governo Federal e do Ministério da Cultura devem ser suprimidas de todos os materiais de divulgação bem como das publicações, já a marca do Iphan permanece de acordo com seu manual de uso.

Produzida pelo designer Victor Burton, a marca Iphan está protegida pelas leis de copyright, não podendo ser copiada sem a autorização do Instituto e, muito menos, modificada.

Versão da marca para o período eleitoral (.ai, .eps)

Manual de aplicação da marca
Versão completa positiva colorida (.ai, .eps, .png)
Versão completa positiva preta e branca (.ai, .eps, .png)
Versão completa negativa colorida (.ai, .eps, .png)
Versão completa negativa preta e branca (.ai, .eps, .png)

Versões e ícones da marca

Modelos de Placas

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin