Iphan - Pará

 

Para atender exclusivamente ao Estado, a Superintendência do Iphan no Pará começou a funcionar em Belém, em 1992. Até esta data, a capital do Pará abrigava a 1ª Diretoria Regional, que havia sido implantada em 1979, e respondia pelos estados do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia, além dos então Territórios do Amapá e de Roraima.

Ao longo da primeira década dos anos 2000, os governos estadual e municipal promoveram a restauração de diversos bens, destinando-os a usos culturais e turísticos, muitas vezes utilizando a Lei Federal de Incentivo à Cultura. São bons exemplos da ação de preservação do Estado o Forte do Castelo, o antigo Hospital Militar, a Igreja de Santo Alexandre e o Colégio Jesuítico, além da Igreja da Sé. As ações do município centraram-se em investimentos na preservação do patrimônio cultural, com destaque para a o Complexo Ver o Peso.

Mas, estas iniciativas ocorreram de forma pontual, reduzindo o impacto no contexto urbano. Assim, o Iphan tem assumido a articulação entre as esferas de governo, as instituições públicas e privadas e as organizações da sociedade civil para potencializar as propostas e efetivação de projetos nas áreas de preservação. Dessa forma, o Instituto vem estendendo sua ação e está presente em 30 dos 144 municípios do Estado.

O edital de imóveis privados despertou maior interesse a partir de sua quarta edição e deve ser um elemento importante na recuperação de várias áreas. O Iphan desenvolve, atualmente, o projeto de implantação do Centro de Referência do Ver o Peso, que deverá contar com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outro projeto importante realizado no Estado é o Inventário do Patrimônio Azulejar, em Belém.

 

Vídeos do Iphan

Selecionado pelo Etnodoc 2011, este documentário apresenta os Pássaros Juninos de Belém do Pará unindo a música e o teatro.

Superintendente: 
Rebeca Ferreira Ribeiro
Av. Governador José Malcher, 563 - Nazaré
CEP: 66040-282 - Belém/PA
Tel.: (91) 3224.0699
E-mail: iphan-pa@iphan.gov.br


Leia mais sobre o Pará

Patrimônio Material
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Arqueológico
Educação Patrimonial

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin