Iphan - Bahia
A organização da salvaguarda do acervo baiano, prioridade do Estado iniciada nas primeiras décadas do século XX, foi intensificada após a criação do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Sphan), ao qual coube a tarefa de identificar, restaurar e preservar os bens culturais brasileiros. Em 1937, começou a funcionar o 2º Distrito do Sphan, com sede em Salvador, abrangendo os estados da Bahia e Sergipe. Em 1990, transformou-se na 7ª Coordenação Regional, atual Superintendência do Iphan, com jurisdição sobre a Bahia. O Iphan funcionou no Museu dos Sete Candeeiros até 1988, quando passou a ocupar a Casa Berquó, imóvel do século XVII, tombado individualmente, situado no centro histórico de Salvador.
Desde sua criação, a atuação do lphan na Bahia resultou na proteção legal de 174 bens de natureza material tombados individualmente e mais de 9 mil imóveis tombados em conjunto. O centro histórico da cidade do Salvador e a Costa do Descobrimento foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial, além da inscrição do Samba de Roda do Recôncavo na Lista das Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
O Conjunto da Igreja e o Claustro da Ordem Primeira de São Francisco de Salvador foi eleito uma das sete maravilhas do Mundo Lusófono. Do total de bens registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil quatro deles encontram suas origens na Bahia: a Festa do Senhor do Bonfim, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Ofício das Baianas de Acarajé, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira.
Nas páginas 3 a 17, da Lista de Bens Materiais Tombados e Processos em Andamento (1938 a 2015) que reúne informações sobre todo o Brasil, estão os bens tombados pelo Iphan, no Estado da Bahia.
Vídeos do Iphan
O documentário Caboclos da Liberdade foi selecionado pelo Etnodoc, em 2007, e apresenta o grupo Os Guaranis, com uma das manifestações culturais da Ilha de Itaparica.
Superintendente: Fernando Antônio Ornelas de Almeida
Casa Berquó - Rua Visconde de Itaparica, nº 08
Barroquinha - Centro
CEP: 40024-080 - Salvador/BA
Tel.: (71) 3321.0133 e 3321/0257/4959
Fax: (71) 3243.9067
E-mail: iphan-ba@iphan.gov.br
Escritórios Técnicos
Museu da Casa dos Sete Candeeiros
Plataforma Oyá Digital
Leia mais sobre a Bahia
Patrimônio Mundial
Patrimônio Material
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Arqueológico
Programa Monumenta
Promoart
Educação Patrimonial




