Iphan - Pernambuco
A atuação do Iphan em Pernambuco data de 1937, com a criação do 1º Distrito do então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan). Até 1980 a gestão do patrimônio abrangia não só Pernambuco, mas também os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. A sede, desde 1973, está instalada no Sobrado Grande da Madalena, imóvel tombado que abriga também o Museu da Abolição.
Terra do Frevo, manifestação cultural que é Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2012, e Nacional desde 2007, no século XVII Pernambuco viveu 26 anos sob o domínio holandês. É o quarto Estado em número de bens tombados pelo Iphan, distribuídos em 15 cidades. O patrimônio ferroviário também é bastante rico, incluindo a segunda linha férrea mais antiga do Brasil, com 158 estações ferroviárias e 800 imóveis inventariados, contendo mais de três mil bens móveis e integrados.
O patrimônio azulejar deixado pelos portugueses é um dos mais ricos e antigos do Brasil, com exemplares que remontam ao início do século XVII. O conjunto de bens religiosos representa 50% dos bens tombados em Pernambuco, e as fortalezas formam outro conjunto importante.
Nas páginas 47 a 53, da Lista de Bens Materiais Tombados e Processos em Andamento (1938 a 2015) que reúne informações sobre todo o Brasil, estão os bens tombados pelo Iphan, no Estado de Pernambuco.
Vídeos do Iphan
O documentário selecionado pelo Etnodoc 2009 apresenta as histórias de Dona Joventina, uma famosa boneca do maracatu Estrela Brilhante e importante simbolo da cultura local.
Superintendente: Yves Zamboni
Av. Oliveira Lima, nº 824 - Bairro Boa Vista
CEP: 50050-390 - Recife/PE
Tels.: (81) 3301.7786
Fax: (81) 3228-3496
E-mails: iphan-pe@iphan.gov.br gabinete.pe@iphan.gov.br
Escritório Técnico de Olinda
Parque Histórico Nacional dos Guararapes (PHNG)
Casa do Patrimônio de Igarassu
Leia mais sobre Pernambuco
Patrimônio Mundial
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Patrimônio Material
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Arqueológico




