Iphan - Minas Gerais

 

A Superintendência do Iphan em Minas Gerais administra um dos estados com maior número de bens tombados. Os conjuntos urbanos protegidos reúnem 5.000 edificações. Desde 2006, a sede do Iphan ocupa o casarão do Conde de Santa Marinha, antiga residência de Antônio Teixeira, industrial e um dos construtores de Belo Horizonte, a capital mineira. O imóvel é patrimônio municipal e estadual, e testemunha a ascensão e decadência do transporte ferroviário em Belo Horizonte. Edificado às margens da linha férrea que chega ao Centro da cidade, o palacete ocupa uma área de 37 mil metros quadrados e conta com cinco galpões, oito salas e estacionamento com 600 vagas, uma vez que servia de residência e ponto de comércio para o Conde.

Minas Gerais é o Estado que mais concentra bens declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Dentre o total de 17 bens, três estão em Minas: a cidade histórica de Ouro Preto, uma das primeiras cidades tombadas pelo Iphan; o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, com as esculturas dos Profetas, de Aleijadinho; e o centro histórico de Diamantina. Ao mesmo tempo em que Minas guarda uma representação fiel do período colonial, Belo Horizonte detém o primeiro monumento moderno sob proteção federal: a Capela de São Francisco de Assis, que pertence ao conjunto arquitetônico e paisagístico da Pampulha. Construído em 1942, pelo ex-prefeito e depois presidente da República, Juscelino Kubitschek, e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A cidade de Cataguases também se constitui patrimônio nacional e é conhecida como a Cidade Modernista.

Nas páginas 26 a 41, da Lista de Bens Materiais Tombados e Processos em Andamento (1938 a 2015) que reúne informações sobre todo o Brasil, estão os bens tombados pelo Iphan, no Estado de Minas Gerais. 

Vídeos do Iphan

Os depoimentos de benzedeiras católicas de Minas Gerais e suas práticas medicinais estão neste documentário, do Etnodoc 2007.

Superintendente: Célia Maria Corsino
Rua Januária, nº 130 - Centro 
CEP: 30110-055 - Belo Horizonte/MG 
Tels.: (31) 3222.2440/3051, 3222.2945/8586/0096 
Fax: (31) 3213.4426 
E-mail: iphan-mg@iphan.gov.br


Escritórios Técnicos


Leia mais sobre Minas Gerais

Patrimônio Mundial
Patrimônio Material
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Arqueológico

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin