Iphan - Rio de Janeiro
A Diretoria Regional do Iphan no Rio de Janeiro, atual Superintendência, foi criada nos anos 1970, com atuação também no Estado do Espírito Santo. Está instalada no edifício da Cia. Docas de Santos, uma das mais importantes edificações do início do século XX, erguida por ocasião da abertura da Avenida Central (hoje, Avenida Rio Branco). Para ampliar sua atuação, os escritórios técnicos - unidades de ponta que exercem o papel de aproximação do Iphan com as comunidades locais e as instituições públicas e privadas, aprimorando as parcerias para melhor preservar o patrimônio cultural brasileiro.
O patrimônio carioca soma sete cidades históricas e mais de 200 monumentos em 18 municípios, além de 14 conjuntos arquitetônicos e paisagísticos. Integram o acervo desde os consagrados cartões-postais da capital, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Maracanã até as fazendas, fortalezas, casas, sobrados, igrejas e conjuntos urbanos, como os de Vassouras e Petrópolis, além das cidades históricas, como Paraty, que tem toda o município tombado. Além disto, desde 1º de julho de 2012 a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a primeira área urbana do mundo reconhecida pela Unesco por sua paisagem urbana.
Nas páginas 55 a 79, da Lista de Bens Materiais Tombados e Processos em Andamento (1938 a 2015) que reúne informações sobre todo o Brasil, estão os bens tombados pelo Iphan, no Estado do Rio de Janeiro.
Vídeos do Iphan
Selecionado pelo Etnodoc 2007, retrata a Folia de Reis no Morro de Santa Marta e suas histórias, no Rio, ao longo de 13 anos.
Superintendente: Mônica da Costa (substituta)
Avnida Rio Branco, nº 46 - Centro
CEP: 20090-002 - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2233.7993 e Fax: (21) 2233.6253
E-mail: gabinete.rj@iphan.gov.br
Escritórios Técnicos
Aplicativo sobre Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro
Leia mais sobre o Rio de Janeiro
Patrimônio Mundial
Patrimônio Material
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Arqueológico




