Iphan - Santa Catarina

 

A ação do Iphan em Santa Catarina teve seu início em 1938, um ano após a criação do Iphan, com o tombamento do Sistema de Fortificações da Ilha de Santa Catarina. Até 1989, Santa Catarina esteve subordinada administrativamente à 10ª Diretoria Regional, com sede em Porto Alegre (RS). Nesse mesmo ano, o Instituto instalou a 12ª Diretoria Regional no Estado que, em 1990, recebeu a denominação de 11ª Coordenação Regional. Em 2009, a Coordenação foi transformada na Superintendência do Iphan em Santa Catarina.

O tombamento do Sistema de Fortificações - integrado pelas fortalezas de Santo Antônio de Ratones, de São José da Ponta Grossa, de Anhatomirim e de Santana - foi concluído após a década de 1970, com a proteção da Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba e do Forte Santa Bárbara. As fortificações foram construídas durante o século XVIII para consolidar o domínio português no Sul do continente. Esse conjunto é um dos principais pontos de atração turístico-cultural de Florianópolis, visitado anualmente por mais de 200 mil pessoas.

Às Superintendências estaduais - segundo o Decreto nº 6.844, de 7/05/2009 - compete a coordenação, o planejamento, a operacionalização e a execução das ações do Iphan, em âmbito estadual, além da supervisão técnica e administrativa dos escritórios técnicos e de outros mecanismos de gestão localizados nas áreas de sua jurisdição. Entre suas competências legais está a instrução das propostas de tombamento de bens culturais de natureza material e as de registro de bens culturais de natureza imaterial.

Nas páginas 85 a 90, da Lista de Bens Materiais Tombados e Processos em Andamento (1938 a 2015) que reúne informações sobre todo o Brasil, estão os bens tombados pelo Iphan, no Estado de Santa Catarina. 
  

Vídeos do Iphan

Selecionado pelo Etnodoc 2011, o documentário retrata a história de uma sociedade singular, constituída de botos e homens.

Superintendente: Liliane Janine Nizzola
Praça Getúlio Vargas, nº 268
CEP: 88020-030 - Florianópolis/SC
Tel./Fax: (48) 3223.0883
E-mail: iphan-sc@iphan.gov.br


Escritórios Técnicos


Leia mais sobre Santa Catarina

Patrimônio Material
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Arqueológico
Roteiros Nacionais de Imigração

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin