Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)

Exposição Terra Brasilis - Marcelo Anielo
Exposição Terra Brasilis - Marcelo Anielo
Exposição Terra Brasilis - Marcelo Anielo
 

O título de Patrimônio Natural Mundial para a Reserva de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento foi concedido pela Unesco, em 1º de dezembro de 1999, devido ao excepcional valor para a ciência e a preservação de ecossistemas de interesse universal. A região abriga os remanescentes mais preservados de Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. Em seus 112 mil hectares, a Costa do Descobrimento estende-se por doze municípios do Estado da Bahia e quatro no Espírito Santo, incluindo as áreas tampão, que têm a função de proteger os ecossistemas. Constitui-se de duas áreas separadas, uma ao norte do Espírito Santo, entre Regência e Conceição da Barra, e outra ao sul da Bahia, entre Prado e Una, abrangendo as respectivas áreas tampão, que tem a função de proteger as oito reservas núcleo desse sítio.

O trecho do município de Una (litoral sul da Bahia) até Linhares (norte do Espírito Santo) apresenta características diferenciadas do restante da zona costeira brasileira. Associadas ao seu valor paisagístico e cultural, essas peculiaridades tornam a região um importante sítio geológico-geomorfológico e cultural do Brasil. Recifes de coral e arenitos nas praias e lagunas contribuem para a beleza natural da região. A biodiversidade local caracteriza-se pela mistura de endemismos regionais de floresta Atlântica e Amazônica, sobretudo de aves e vegetais, sugerindo que possam ter existido galerias de conexão entre ambas. 

No relevo, podem ser observadas três formações distintas, que ocorrem em faixas paralelas ao oceano: cadeias de montanhas arredondadas; platôs que, ao se aproximarem do mar, formam penhascos de coloração branca ou avermelhada; e uma orla litorânea constituída por planícies arenosas. Os principais rios da região são, entre outros, o Jequitinhonha, o Caí, o Caraíva, o dos Frades, sendo que todos partem do Oeste em direção ao mar. 

Costa do Descobrimento (BA/ES)

  • Centro histórico de Porto Seguro
    O centro histórico de Porto Seguro abriga a antiga área administrativa, com edifícios religiosos e civis
  • Costa do Descobrimento
    Platôs e a faixa litorânea completam o relevo da Costa do Descobrimento
  • Monte Pascoal
    O Monte Pascoal, primeiro ponto do território avistado pelos portugueses, em 1500.
  • BA_Costa_do_Descobrimento
    Em Santa Cruz Cabrália (BA), o acervo paisagístico da Costa do Descobrimento foi tombada pelo Iphan, em 1984.
  • Porto Seguro (Costa do Descobrimento)
    O centro histórico de Porto Seguro (BA) é uma das primeiras formações urbanas da colonização portuguesa.
  • Costa do Descobrimento
    Na Costa do Descobrimento podem ser observadas marcas da primeira ocupação europeia no Brasil
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin