Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar

Paisagem Rio de Janeiro
Na Baía de Guanabara, a Praia de Botafogo é destaque na paisagem do Rio de Janeiro, cidade moldada pela fusão entre natureza e cultura.
O Cristo Redentor integra a imagem do Rio de Janeiro, cidade reconhecida pela UNESCO, em 2012, por seu valor como paisagem cultural.
 

Uma natureza absolutamente singular e magnífica foi o que os europeus encontraram quando, no século XVI, avistaram a Baía de Guanabara e fundaram a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Seus arredores caracterizados pela combinação entre o mar, as montanhas e a floresta, ao longo de mais de quatro séculos de história, foi e tem sido palco de grandes e importantes eventos históricos do Brasil. A partir de 1992, o conceito de Paisagem Cultural foi adotado pela Unesco e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais. Anteriormente, os sítios reconhecidos nessa categoria eram relacionados a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico.

A cidade do Rio de Janeiro passou, em 1o. de julho de 2012, a ser a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem urbana. A paisagem cultural do Rio é única no mundo e representa um exemplo excepcional dos desafios, das contradições e da criatividade do povo brasileiro. A harmonia entre a paisagem natural e a intervenção do homem, incluindo o uso e as práticas em seu espaço e suas manifestações culturais, tornou o Rio de Janeiro internacionalmente conhecido. Sua inscrição na categoria de Paisagem Cultural, pelo valor universal excepcional, foi um passo importante para consolidar as ações de proteção e preservação de uma interação única entre a cultura e a natura, em uma metrópole densamente ocupada.

Rio de Janeiro - paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)

  • Rio de Janeiro Vista aérea
    A Paisagem Cultural da Cidade do Rio de Janeiro representa a harmonia entre a paisagem natural e a intervenção do homem
  • Rio de Janeiro Vista aérea
    A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem
  • RJ_Rio_de_Janeiro_Pao_de_acucar
    O belo cenário do Rio de Janeiro, primeira área urbana no mundo premiada com a chancela da UNESCO de paisagem cultural de valor universal.
  • Pão de açúcar
    Os morros do Pão de Açúcar, Urca, Cara de Cão e Babilônia formam o esporão sul da barra da Baía de Guanabara
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin