Preservação de Acervos

O Iphan desenvolve ações de preservação de documentos originais e digitalização do Arquivo Central, para permitir o acesso, por meio da internet, às informações referentes ao patrimônio cultural brasileiro. Esse trabalho é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do edital Programa de Preservação de Acervos 2010/2011, na Modalidade Âncora em Rede.

Com proposta da Coordenação de Documentação e Pesquisa (Copedoc), do Departamento de Articulação e Fomento (DAF), em parceria com a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), do Departamento de Planejamento e Administração (DPA), o programa está em andamento e prevê o gerenciamento do sistema de informação da rede de arquivos nas unidades centrais do Iphan, em Brasília e no Rio de Janeiro, e a integração dos acervos das 27 superintendências.

A iniciativa possibilita o acesso amplo às informações existentes nos arquivos do Iphan através da internet e o tratamento de conservação preventiva dos documentos para evitar o manuseio indevido das fontes históricas. Preservando adequadamente os originais, garante-se a perenidade das informações e possibilitam-se as futuras digitalizações ou mesmo o uso de novas tecnologias que poderão surgir.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin