Círio de Nossa Senhora de Nazaré

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa que ocorre em Belém (PA)

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa que ocorre em Belém (PA), inscrita no Livro das Celebrações, em 2004. Os festejos envolvem vários rituais de devoção religiosa e expressões culturais, e reúnem devotos, turistas e curiosos de todas as partes do Brasil e de países estrangeiros. Acontecem em vários municípios paraenses - Acará, Curuçá, Parauapebas, São João, entre outros - onde se cultua a festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Instituída em 1793, é uma celebração constituída por vários rituais de devoção religiosa e expressões culturais, cujo clímax ocorre na procissão do Círio, no segundo domingo de outubro.

No Pará, o Círio é o grande momento anual de demonstração de devoção e solidariedade, de reiteração de laços familiares, assim como de manifestação social e política. Reconta, por meio de seu cerimonial religioso, a lenda que envolve o achado, em 1700, da imagem de Nossa Senhora de Nazaré por um caboclo denominado Plácido. Os elementos sagrados e profanos que marcam a festa configuram uma face múltipla, a que estão associadas diferentes significações decorrentes da diversidade das formas de inserção no evento, da apropriação simbólica e da diferenciação social dos participantes. A relevância do Círio de Nazaré como manifestação cultural pode ser reconhecida no longo e dinâmico processo que reitera e constrói essa celebração há mais de 200 anos.

As festividades – a chamada quadra nazarena – começam bem antes da procissão principal, realizada no segundo domingo de outubro, e se prolongam durante 15 dias. Da procissão propriamente dita, que corresponde ao traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, local em que Belém nasceu, até a Praça Santuário, no bairro de Nazaré. O percurso, de cerca de cinco quilômetros, é feito nos limites da área mais antiga e mais urbanizada da cidade de Belém, passando pela rua Padre Champagnat, pela avenida Portugal, pelo boulevard Castilhos França, e pelas avenidas Presidente Vargas e Nazaré.

Patrimônio Cultural da Humanidade - Essa celebração foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em dezembro de 2013, durante a 8a. seção do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, realizada em Baku (capital do Azerbaijão). Considerado uma das maiores concentrações religiosas do mundo, o Círio tem como ponto alto a procissão da qual participam mais de dois milhões de pessoas do Estado e de diversas partes do Brasil. Os paraenses consideram essa festa um grande momento anual de demonstração de devoção e solidariedade, de reiteração de laços familiares e manifestação social e política.

 

Documentos

Parecer
Certidão 

Leia mais

A imagem peregrina
Romarias, feiras e carros alegóricos
Dossiê do Círio de Nazaré
Vídeo do Registro
Banco de Dados dos Bens Culturais Registrados
Contatos

 

Círio de Nossa Senhora de Nazaré

  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare_Nossa_Senhora
    O Círio é uma festa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré e é realizado em Belém (PA)
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare_Transladacao
    Transladação, festa do Círio de Nazaré, em Belém (PA).
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    O Círio de Nazaré é um símbolo da forte religiosidade presente na cultura paraense.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa que ocorre em Belém e outras cidades do Estado do Pará.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    Da procissão propriamente dita, que corresponde ao traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral da Sé até a Praça Santuário
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    Da procissão, que corresponde ao traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral da Sé, local em que Belém nasceu, até a Praça Santuário, no bairro de Nazaré
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    A grande festa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré acontece, anualmente, desde 1793 e seu ponto alto é a procissão do Círio.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    É uma celebração constituída por vários rituais de devoção religiosa e expressões culturais, cujo clímax ocorre na procissão do Círio, no segundo domingo de outubro
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    A relevância do Círio de Nazaré como manifestação cultural pode ser reconhecida no longo e dinâmico processo que reitera e constrói essa celebração há mais de 200 ano.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    O Círio foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em dezembro de 2013.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    Os festejos envolvem vários rituais de devoção religiosa e expressões culturais
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin