Espanha

Projeto de Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis

Projeto de Valorização do Mundo Cultural M’byá Guarani

O Programa de Desenvolvimento Turístico-Cultural das Missões Jesuítico-Guarani realizado pelo Iphan com a cooperação do Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico, IAPH, do governo espanhol,  voltou-se para a recuperação e valorização do patrimônio cultural da região do Brasil onde estão concentrados os remanescentes das antigas Missões Jesuíticas, considerando suas dimensões históricas, paisagística, material e imaterial. 

As antigas Missões, contudo, são também referências culturais importantes para as várias comunidades indígenas Mbyá-Guarani que habitam e a região próxima ao sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo e que, de modo significativo, também frequentam os sítios missioneiros. 

Desta forma, desde 2004, o Iphan busca compreender os sentidos que essas comunidades atribuem ao patrimônio tombado. Neste contexto, realizou ente 2004 e 2007, o “Inventário Nacional de Referências Culturais da Comunidade Mbyá-Guarani em São Miguel Arcanjo”.

Portanto, o Projeto de Valorização do Mundo Cultural Mbyá-Guarani constitui-se em uma ampliação e detalhamento do Programa de Desenvolvimento Turístico-Cultural das Missões Jesuítico-Guarani no que concerne à dimensão imaterial desse patrimônio. Dentre outros objetivos, promove o reconhecimento da centralidade da presença indígena na experiência histórica missioneira, e apoia os Guaranis que hoje habitam a região na conquista de melhorias das condições que permitam a reprodução do seu modo de vida. Ao mesmo tempo, articula a  integração desses Guaranis como agentes ativos das propostas de desenvolvimento turístico e cultural dos sítios missioneiros.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin