Tambor de Crioula do Maranhão

De matriz afro-brasileira, o Tambor de Crioula pode ser praticado com ou sem finalidade religiosa.

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito. Essa manifestação afrobrasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.

Inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007, esse bem imaterial inclui-se entre as expressões do que se convencionou chamar de samba, derivadas, originalmente, do batuque, assim como o jongo no Sudeste, o samba de roda do Recôncavo Baiano, o coco no Nordeste e algumas modalidades do samba carioca. Além de sua origem comum, constatam-se, entre essas expressões do samba, traços convergentes na polirritmia dos tambores, no ritmo sincopado, nos principais movimentos coreográficos e na umbigada.
 

Os elementos rituais do Tambor permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros.Praticado livremente, seja como divertimento ou em devoção a São Benedito, o Tambor de Crioula não tem local definido, nem época fixa de apresentação, embora se observe uma maior ocorrência desse evento durante o Carnaval e nas manifestações de Bumba-meu-boi. Trata-se de um referencial de identidade e resistência cultural dos negros maranhenses, que compartilham um passado comum. Os elementos rituais do Tambor permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros.

A dança do tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada. Uma dançante de cada vez, faz evoluções diante dos tambozeiros, enquanto as demais, completando a roda entre tocadores e cantadores, fazem pequenos movimentos para a esquerda e a direita; esperando a vez de receber a punga e ir substituir a que está no meio. A punga é dada geralmente no abdômen, no tórax, ou passada com as mãos, numa espécie de cumprimento. Quando a coreira que está dançando quer ser substituída, vai em direção a uma companheira e aplica-lhe a punga. A que recebe, vai ao centro e dança para cada um dos tocadores, requebrando-se em frente do tambor grande, do meião e o pequeno, e repete tudo de novo até procurar uma substituta.

 

 

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Tambor de Crioula

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    Os tambores são bastante rústicos, feitos manualmente de troncos cortados de três tamanhos.
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    Na roda, tocadores e cantadores fazem pequenos movimentos para a esquerda e a direita.
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    Normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia variadas.
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    Tambores permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros.
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    Além de sua origem comum, constatam-se, entre essas expressões do samba.
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    Inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007, esse bem imaterial inclui-se entre as expressões do que se convencionou chamar de samba, derivadas, originalmente, do batuque.
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    Uma dançante de cada vez, faz evoluções diante dos tambozeiros.
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    A dança do Tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada.
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    O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores.
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    Uma expressão dançante com muitas evoluções.
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    Os elementos rituais do Tambor permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros.
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    Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada.
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    Além de sua origem comum, constatam-se, entre essas expressões do samba, traços convergentes dos tambores, no ritmo dos principais movimentos coreográficos.
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    Trata-se de um referencial de identidade e resistência cultural dos negros maranhenses, que compartilham um passado comum.
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    Uma dançante de cada vez, faz evoluções diante dos tambozeiros, enquanto as demais, completando a roda entre tocadores e cantadores.
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    A dança do Tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada.
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    O Tambor de Crioula não tem local definido, nem época fixa de apresentação.
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    Participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores.
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    Essa manifestação afro-brasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores.
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    O Tambor de Crioula foi inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007.
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    O Tambor de Crioula foi inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007.
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    Para homens, calça, camisa de botão e chapéu de couro ou de palha.
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    Para as mulheres, saia de chitão florido, bem rodada, para acentuar o movimento, anágua por baixo da saias, blusa branca de renda, com babado na gola, torso na cabeça, colares.
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