Tambor de Crioula do Maranhão

De matriz afro-brasileira, o Tambor de Crioula pode ser praticado com ou sem finalidade religiosa.

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito. Essa manifestação afrobrasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.

Inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007, esse bem imaterial inclui-se entre as expressões do que se convencionou chamar de samba, derivadas, originalmente, do batuque, assim como o jongo no Sudeste, o samba de roda do Recôncavo Baiano, o coco no Nordeste e algumas modalidades do samba carioca. Além de sua origem comum, constatam-se, entre essas expressões do samba, traços convergentes na polirritmia dos tambores, no ritmo sincopado, nos principais movimentos coreográficos e na umbigada.
 

Os elementos rituais do Tambor permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros.Praticado livremente, seja como divertimento ou em devoção a São Benedito, o Tambor de Crioula não tem local definido, nem época fixa de apresentação, embora se observe uma maior ocorrência desse evento durante o Carnaval e nas manifestações de Bumba-meu-boi. Trata-se de um referencial de identidade e resistência cultural dos negros maranhenses, que compartilham um passado comum. Os elementos rituais do Tambor permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros.

A dança do tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada. Uma dançante de cada vez, faz evoluções diante dos tambozeiros, enquanto as demais, completando a roda entre tocadores e cantadores, fazem pequenos movimentos para a esquerda e a direita; esperando a vez de receber a punga e ir substituir a que está no meio. A punga é dada geralmente no abdômen, no tórax, ou passada com as mãos, numa espécie de cumprimento. Quando a coreira que está dançando quer ser substituída, vai em direção a uma companheira e aplica-lhe a punga. A que recebe, vai ao centro e dança para cada um dos tocadores, requebrando-se em frente do tambor grande, do meião e o pequeno, e repete tudo de novo até procurar uma substituta.

 

Documentos

Parecer do DPI
Parecer do Conselho Consultivo
Certidão
Titulação do Tambor de Crioula do Maranhão
Apoio ao Bem Registrado

Leia mais

São Benedito e Tambor de Crioula
Dossiê do Tambor de Crioula
Vídeo do Registro - Parte 1 - Parte 2
Banco de Dados dos Bens Culturais Registrados
Contatos

 

Tambor de Crioula

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    Os tambores são bastante rústicos, feitos manualmente de troncos cortados de três tamanhos.
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    Na roda, tocadores e cantadores fazem pequenos movimentos para a esquerda e a direita.
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    Normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia variadas.
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    Tambores permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros.
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    Além de sua origem comum, constatam-se, entre essas expressões do samba.
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    Inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007, esse bem imaterial inclui-se entre as expressões do que se convencionou chamar de samba, derivadas, originalmente, do batuque.
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    Uma dançante de cada vez, faz evoluções diante dos tambozeiros.
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    A dança do Tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada.
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    O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores.
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    Uma expressão dançante com muitas evoluções.
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    Os elementos rituais do Tambor permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros.
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    Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada.
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    Além de sua origem comum, constatam-se, entre essas expressões do samba, traços convergentes dos tambores, no ritmo dos principais movimentos coreográficos.
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    Trata-se de um referencial de identidade e resistência cultural dos negros maranhenses, que compartilham um passado comum.
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    Uma dançante de cada vez, faz evoluções diante dos tambozeiros, enquanto as demais, completando a roda entre tocadores e cantadores.
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    A dança do Tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada.
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    O Tambor de Crioula não tem local definido, nem época fixa de apresentação.
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    Participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores.
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    Essa manifestação afro-brasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores.
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    O Tambor de Crioula foi inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007.
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    O Tambor de Crioula foi inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007.
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    Para homens, calça, camisa de botão e chapéu de couro ou de palha.
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    Para as mulheres, saia de chitão florido, bem rodada, para acentuar o movimento, anágua por baixo da saias, blusa branca de renda, com babado na gola, torso na cabeça, colares.
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