Patrimônio Imaterial - PR

O Fandango Caiçara é Patrimônio Cultural Imaterial desde novembro de 2012. Expressão musical-coreográfica-poética e festiva que ocorre no litoral norte do estado do Paraná e litoral sul do Estado de São Paulo possui um conjunto de práticas que envolvem trabalho, divertimento, religiosidade, música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. O fandango se classifica em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques. É uma prática de reiteração de identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local.

Para as comunidades rurais e de pescadores estabelecidas neste território, o lugar do fandango em suas vidas vincula-se à organização do trabalho comunitário - o mutirão - e também, a todo conjunto de laços de sociabilidade produzidos na região. O fandango está presente em casamentos e batismos, festas de santos padroeiros e aniversários, e nas alianças de ajuda mútua. Nos mutirões para o trabalho na terra, para erguer uma casa, “varar” uma canoa, fazer um lanço de tainha, ou nos preparativos para um casamento, o fandango era uma das contrapartidas oferecidas, junto alimentação farta ao longo do dia e da noite, criando um circuito de trocas “intercomunitárias” muito sólidas.  

Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) - O Paraná guarda, ainda, muitos saberes e práticas que demandam pesquisas, mas o Iphan concluiu, até março de 2015, os inventários do município de Lapa, de Bens do Patrimônio Cultural Imaterial, das Referências Culturais do Estado, e do Patrimônio Natural e Imaterial de Paranaguá.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin