Roda de Capoeira

 

Pierre Verger
 

A Roda de Capoeira - inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2008 - é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo, onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, a roda de capoeira congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Na roda de capoeira se batizam os iniciantes, se formam e se consagram os grandes mestres, se transmitem e se reiteram práticas e valores afro-brasileiros.

O registro da Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira tem amplitude nacional e foi realizado com base nas pesquisas desenvolvidas, durante a fase de inventário, nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. A capoeira é uma manifestação cultural presente hoje em todo o território brasileiro e em mais de 150 países, com variações regionais e locais criadas a partir de suas “modalidades” mais conhecidas: as chamadas “capoeira angola” e “capoeira regional”. Acervo IphanO conhecimento produzido para instrução do processo permitiu identificar os principais aspectos que constituem a capoeira como prática cultural desenvolvida no Brasil: o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira e como tal reconhecidos por seus pares; e a roda onde a capoeira reúne todos os seus elementos e se realiza de modo pleno. 

Patrimônio Imaterial da Humanidade - A 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, em novembro de 2014, em Paris, a Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento da Roda de Capoeira, pela Unesco, é uma conquista muito importante para a cultura brasileira e expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Originada no século XVII, em pleno período escravista, desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de praticada em mais de 160 países, em todos os continentes.

 

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Canto, toques e a dinâmica das rodas
Cordas e sons do berimbau
Cadastro Nacional da Capoeira
Dossiê Roda de Capoeira
Vídeo Roda de Capoeira - Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Banco de Dados dos Bens Culturais Registrados
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Roda de Capoeira

  • Roda de Capoeira
    A capoeira depende da manutenção da cadeia de transmissão dos mestres para sua continuidade como manifestação cultural
  • Roda de Capoeira
    Aprendizado da capoeira, registrado pelo fotógrafo português Christiano Junior, no século XIX
  • Roda de Capoeira
    A base rítmica da capoeira, nas mãos do tocador de berimbau e do pandeirista
  • Roda de Capoeira
    As mãos do Mestre Curió tocando o berimbau, na Bahia
  • Roda de Capoeira
    Os principais aspectos da capoeira como prática cultural desenvolvida no Brasil são o saber transmitido pelos mestres
  • Roda de Capoeira
    O ofício é exercido por aqueles detentores dos conhecimentos tradicionais desta manifestação e responsáveis pela transmissão oral das suas práticas, rituais e herança cultural
  • Roda de Capoeira
    A roda de capoeira é a forma de expressão que permitiu o aprendizado e a expansão do jogo
  • Roda de Capoeira
    A capoerira possui golpes e movimentos acrobáticos, acompanhados por uma orquestra de instrumentos que produz uma sonoridade múltipla
  • Roda de Capoeira
    O conhecimento produzido para a instrução do processo permitiu identificar os principais aspectos que constituem a capoeira como prática cultural no Brasil
  • Roda de Capoeira
    Roda de capoeira em Salvador-Bahia
  • Roda de Capoeira
    Mestre capoeira aplicando seus ensinamentos com jovem aprendiz, numa roda de capoeira
  • Roda de Capoeira
    O saber da capoeira é transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa
  • Roda de Capoeira
    Roda de capoeira com o Mestre José Carlos, em Santa Tereza no Rio de Janeiro
  • Roda de Capoeira
    Roda de capoeira com o Mestre José Carlos, em Santa Tereza no Rio de Janeiro
  • Roda de Capoeira
    Roda de capoeira com o Mestre José Carlos, em Santa Tereza no Rio de Janeiro
  • Roda de Capoeira
    Roda de capoeira com o Mestre José Carlos, em Santa Tereza no Rio de Janeiro
  • Roda de Capoeira
    Roda de capoeira com o Mestre José Carlos, em Santa Tereza no Rio de Janeiro
  • Roda de Capoeira
    Desenho de Johann Moritz Rugendas, pintor alemão que veio ao Brasil junto com a Expedição Langsdorff, no início do século XIX, retratando a vida dos negros escravos no Brasil. Gravura: Rugendas
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