Cadastro Nacional da Capoeira

Capoeira

Uma nova plataforma para realização do Cadastro Nacional da Capoeira (CNC) está sendo desenvolvida pelo Departamento de Patrimônio Material (DPI/Iphan). Desta forma, os formulários para cadastros de mestres de capoeira, capoeiristas, grupos e entidades de capoeira e cadastro de pesquisadores de capoeira ficarão indisponíveis temporariamente, até que o novo sistema seja implantado. 

O Cadastro Nacional da Capoeira é uma iniciativa do Iphan visando a salvaguarda do Ofício de Mestre de Capoeira e da Roda de Capoeira, que são bens culturais registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O objetivo é facilitar o diálogo entre o Instituto, os mestres de capoeira, capoeiristas e outros segmentos envolvidos com a capoeira. Uma vez que a salvaguarda desse patrimônio pretende ser inclusiva, o cadastro viabiliza a ampla identificação e mapeamento do universo sociocultural onde está inserido esse bem imaterial.

O Cadastro fornece informações importantes para a atuação do Iphan na mobilização dos capoeiristas em cada Estado e busca a elaboração participativa de ações de salvaguarda. As informações enviadas ao Iphan, por meio dos formulários, são de inteira responsabilidade dos cadastrados. Para evitar a multiplicidade de dados, o cadastro deve ser realizado apenas uma vez por cada pessoa ou instituição. Os cadastros repetidos serão desconsiderados. Não é possível o preenchimento dos formulários utilizando o mesmo e-mail.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin