Rtixòkò: Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá

Ritxókó - as bonecas KarajáA Ritxòkò - Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2012, e é uma referência cultural significativa para o povo Karajá e representam, muitas vezes, a única ou a mais importante fonte de renda das famílias. Atualmente, a confecção dessas figuras de cerâmica, denominadas na língua nativa de ritxòkò (na ala feminina) e/ou ritxòò (na ala masculina), é uma atividade exclusiva das mulheres e envolve técnicas e modos de fazer considerados tradicionais e transmitidos de geração em geração.

Mais do que objetos meramente lúdicos, essas bonecas são representações culturais que comportam significados sociais profundos, reproduzindo o ordenamento sociocultural e familiar dos Karajá. Com motivos mitológicos, de rituais, da vida cotidiana e da fauna, são importantes instrumentos de socialização das crianças que se vêem nesses objetos e aprendem a ser Karajá, recebem ensinamentos, aprendem as técnicas e saberes associados à sua confecção e usos. Por representarem cenas do cotidiano e dos ciclos rituais, elas portam e articulam sistemas de significação da cultura Karajá e, dessa forma, são lócus de produção e comunicação dos seus valores.

A pintura e a decoração das cerâmicas estão associadas à pintura corporal dos Karajá e às peças de vestuário e adorno consideradas tradicionais. Indicativos de categorias de gênero, idade e estatuto social, a pintura e os adereços complementam a representação figurativa das bonecas, que identificam então “o Karajá” homem ou mulher, solteiro ou casado, com todos os atributos que a cultura cria para distinguir convencionalmente essas categorias. 

O processo (criativo) de produção das Ritxòkò ocorre por meio de um jogo de elaboração e variação de formas e conteúdos determinado por uma série de fatores, como a experiência, a habilidade técnica e a preferência estética da ceramista pela combinação dos motivos temáticos e dos diversos padrões de grafismo aplicados, a função do objeto, o acesso às matérias-primas, entre outros aspectos. 

 

Documentos

Parecer do DPI
Parecer do Conselho Consultivo
Certidão
Titulação do Rtixòkò: Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá
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As Bonecas Karajá
Dossiê Rtixókó: expressão artística e cosmológica do povo Karajá
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Modo de Fazer as Bonecas Karajá (Ritxòkò)

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    A confecção de bonecas traduz o modo de ser do grupo, sua aparência, seus sentimentos, sua tradição
  • REG_IMAT_GO_TO_Bonecas_Karaja
    A cinza funciona como antiplástico no processo de confecção
  • REG_IMAT_GO_TO_Bonecas_Karaja
    A argila ou o barro - suù é a matéria-prima principal no processo de confecção
  • REG_IMAT_GO_TO_Bonecas_Karaja_Indias_e_Bonecas
    O modo de fazer ritxòkò consiste, basicamente, nas seguintes etapas: extração do barro; preparação do barro; modelagem das figuras; queima e pintura
  • REG_IMAT_GO_TO_Bonecas_Karaja_Indias_e_Bonecas
    O processo criativo de produção das ritxòkò ocorre por meio de um jogo de elaboração e variação de formas e conteúdos determinado por uma série de fatores
  • REG_IMAT_GO_TO_Bonecas_Karaja_Indias_e_Bonecas
    Por representarem cenas do cotidiano e dos ciclos rituais, elas portam e articulam sistemas de significação da cultura Karajá
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    A produção das ritxòkò ocorre na elaboração de formas e conteúdos determinado por uma série de fatores, como a experiência, a habilidade técnica e a preferência estética
  • REG_IMAT_GO_TO_Bonecas_Karaja_Indias_e_Bonecas
    A pintura e a decoração das cerâmicas estão associadas, respectivamente, à pintura corporal dos Karajá e às peças de vestuário e adorno consideradas tradicionais
  • REG_IMAT_GO_TO_Bonecas_Karaja_Indias_e_Bonecas
    A pintura e a decoração das cerâmicas estão associadas, respectivamente, à pintura corporal dos Karajá e às peças de vestuário e adorno consideradas tradicionais
  • REG_IMAT_GO_TO_Bonecas_Karaja_Indias_e_Bonecas
    Indicativos de categorias de gênero, idade e estatuto social, a pintura e os adereços complementam a representação figurativa das bonecas
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    Vale a experiência, a habilidade técnica e a preferência estética da ceramista para a combinação
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    A decoração das cerâmicas estão associadas, respectivamente, à pintura corporal dos Karajá e às peças de vestuário
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    Indicativos de categorias de gênero, idade e estatuto social, a pintura e os adereços complementam a representação figurativa das bonecas
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    Atualmente, a confecção das figuras de cerâmica, denominadas na língua nativa de ritxòkò (na ala feminina) e/ou ritxòò (na ala masculina)
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    uma série de fatores, como a experiência, a habilidade técnica e a preferência estética da ceramista influenciam na produção
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    Mais do que objetos meramente lúdicos, as ritxòkò são consideradas representações culturais.
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    Com motivos mitológicos, de rituais, as bonecas Karajá são importantes instrumentos de socialização das crianças que se vêem nesses objetos e aprendem a ser Karajá
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    Por representarem cenas do cotidiano e dos ciclos rituais, elas portam e articulam sistemas de significação da cultura Karajá
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    O processo (criativo) de produção das ritxòkò ocorre por meio de um jogo de elaboração e variação de formas e conteúdos determinados
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    Mais do que objetos meramente lúdicos, as ritxòkò são consideradas representações culturais que comportam significados sociais profundos
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    Por representarem cenas do cotidiano e dos ciclos rituais, elas portam e articulam sistemas de significação da cultura Karajá
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    A Ritxòkò - Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2012
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    Ritxókó - as bonecas Karajá
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    A confecção das bonecas é uma atividade exclusiva das mulheres e envolve técnicas e modos de fazer considerados tradicionais e transmitidos de geração em geração.
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