Lançamento do livro do Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste

Iphan lança livro do Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste na VI Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos da APTB.

No dia 02 de junho, o Iphan lançará o livro do Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco na VI Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos promovida pela Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos-APTB. 

O evento prevê apresentações artísticas de diversos grupos da Região Metropolitana do Recife, Agreste, Mata Norte e Sertão de Pernambuco, assim como dois grupos convidados do Estado de São Paulo, no caso, a Clara Trupi de Ovos y Assovios e a Cia Fios de Sombra, de Campinas/SP.

Além disso, haverá uma programação de cunho educativo que inclui a promoção de oficinas de confecção de bonecos em madeira (mulungu), com Antero Assis de Moura, e confecção de bonecos em papel machê e com material reciclável, ministradas Maria Oliveira. 

Integrando a programação, a Superintendência do Iphan em Pernambuco, promoverá no Teatro Apolo, dia 02 de junho, às 19h, a Conferência sobre Registro e Salvaguarda do Mamulengo no Estado de Pernambuco  e fará o lançamento do livro do Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco. Em seguida, teremos mesa redonda sobre A contribuição dos grupos e instituições na formação em teatro de bonecos hoje, reflexões estas que contarão com a participação de Renata Duarte (Superintendente do IPHAN), Juliana Cunha (Técnica do IPHAN), Izabel Concessa (Professora da UFPE), José Manoel Sobrinho (Gerente de Cultura do SESC), Carla Denise e Fábio Caio, integrantes do Mão Molenga, entre outros.

A VI Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos ocorrerá entre 27 de maio a 04 de junho, nas cidades do Recife, Olinda e Igarassu. 

As inscrições para as oficinas de confecção de bonecos já estão abertas e podem ser feitas por email (apetb@globo.com), ou presencialmente, das 8h às 14h no Centro Apolo Hermilo (3355.3319 ou 3321) com Izolda Barreto. São 20 vagas gratuitas em cada turma, incluindo material didático. Não há pré-requisitos para a inscrição.

A VI Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos conta com patrocínio do BNB e Banco do Nordeste, através da Lei Rouanet, e com apoios do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Fundarpe, Prefeitura da Cidade do Recife, Centro Apolo-Hermilo, Cepe, Sesc, VouVer Acessibilidade e Iphan-PE. 

 

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin