Reunião para fortalecimento da gestão coletiva da Salvaguarda do Maracatu Nação de Pernambuco

Detentores do Maracatu Nação e Representantes das Prefeituras de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu se reúnem para discutir a salvaguarda do bem cultural.

No último dia 18 de abril do corrente ano, foi realizada, na sede da Superintendência do Iphan em Pernambuco, uma reunião para fortalecimento da gestão coletiva do Maracatu Nação de Pernambuco – Bem Cultural Registrado em dezembro de 2014.

Além de integrantes dos grupos de Maracatu Nação – presidentes de Associações, lideranças, –, foram convidados para o encontro representantes das prefeituras das cidades onde ocorre essa manifestação, tais como Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu. Nesse momento, em que se pretende a oficialização do coletivo deliberativo do Maracatu Nação de Pernambuco, o debate versou, principalmente, sobre os possíveis compromissos a serem estabelecidos pelos representantes dos poderes públicos locais para a concretização de ações de promoção e sustentabilidade dos grupos de Maracatu Nação. 

A reunião teve início com homenagem e referência, pela Superintendente do Iphan-PE, ao Mestre Afonso Gomes de Aguiar, do Maracatu Leão Coroado, falecido no último dia 15 de abril. Após a explanação da historiadora do Iphan acerca da atuação do instituto, enfocando a Política de Salvaguarda do patrimônio de natureza imaterial, os detentores presente expuseram as principais demandas do Maracatu Nação que vêm sendo discutidas desde o Registro do bem. Em seguida, os representantes das prefeituras de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu listaram algumas atividades já desenvolvidas no âmbito da cultura popular ou do Maracatu Nação, em cada município.

Por fim, os presentes demandaram a realização de um próximo encontro para discutir os termos de um instrumento de oficialização do coletivo deliberativo do Maracatu Nação de Pernambuco.   

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin