Perguntas Frequentes

  • Como receber de outra área um processo do SEI?

    O processo enviado por outra unidade aparece na tela inicial de “Controle de Processos” na coluna “Recebidos” com o NUP grafado em vermelho. Para receber o processo, clique sobre o NUP do processo.

  • Como concluir um processo do SEI?

    Entre no processo (clique sobre o NUP do processo) e clique no ícone “Concluir Processo”. Essa tarefa deve ser executada sempre que o usuário e/ou unidade já tiverem concluído as atividades sob sua responsabilidade em determinado processo. Os processos concluídos saem da tela de "Controle de Processos" e deixam de estar "com carga" para a unidade, podendo ser recuperados a qualquer tempo pela "Pesquisa".

  • Como reabrir um processo do SEI?

    Para reabrir um processo concluído é necessário que ele tenha tramitado pela sua unidade. Através da tela de pesquisas (menu “Pesquisa” à esquerda da tela inicial) encontre o processo encerrado. Clique no ícone da árvore e, em seguida, ícone “Reabrir Processo”.

  • Como anexar um processo a outro no SEI?

    Entre no processo (clique sobre o NUP do processo) e clique no ícone “Anexar Processo”. Em seguida, informe o NUP do processo que deseja anexar, clique em “Pesquisar”, depois em “Anexar” e confirme a operação. O processo anexado aparecerá como um ícone na árvore do processo principal.

  • Como desanexar um processo do SEI?

    A anexação de processo é uma atividade irreversível e deve ser usada com cautela. Somente administradores do sistema podem realizar a desanexação mediante justificativa apresentada pela autoridade superior da unidade. O pedido deve ser enviado em formulário próprio ao Arquivo Central do IPHAN/Seção Brasília.

  • Como atribuir a uma pessoa específica um processo do SEI?

    Entre no processo (clique sobre o NUP do processo) e clique no ícone “Atribuir Processo”. Em seguida, selecione o usuário para o qual deseja atribuir o processo. Só é possível atribuir processos a usuários de sua unidade! A atribuição de processo não configura trâmite.

  • Como atribuir um processo para um servidor lotado em outra área?

    O SEI permite que somente pessoas da própria unidade por onde está tramitando o processo sejam designadas. Entre em contato com a outra unidade e solicite ao responsável a designação.

  • Quais os formatos e extensões de arquivos suportados pelo SEI?

    O SEI não faz restrição a nenhum formato ou extensão de arquivo digital para incorporação ao processo eletrônico. O formato PDF é o recomendado pois sua visualização no sistema é automática (sem necessidade de download ou softwares específicos instalados). Portanto, para garantir a transparência e acessibilidade da informação, opte sempre pela geração de uma cópia em PDF do arquivo que deseja incluir no processo, anexando também o arquivo digital em sua extensão original.

  • Como é feita a numeração de folhas no processo eletrônico SEI?

    O SEI não adota numeração de folhas. Os documentos são organizados cronologicamente na árvore de processo de acordo com a data de sua criação/ inserção no sistema. Para fazer referência a um documento da árvore utilize o número SEI (identificação única numérica que aparece entre parênteses ao lado do nome do documento).

  • Que tamanho máximo um arquivo pode ter para ser anexado ao SEI?

    O SEI não reconhece um tamanho limite de arquivos para incorporá-los a um processo. No entanto, existem limitações da capacidade do servidor de internet ao qual o usuário está conectado. Carregar arquivos pesados para o SEI pode ocasionar lentidão no sistema caso a conexão não seja de alta qualidade, ou esteja instável. Opte sempre por carregar arquivos em tamanho reduzido (apenas para visualização) e armazene as mídias contendo os arquivos em tamanho original fora do SEI, mantendo a sua identificação por meio do NUP e do Número SEI.

  • Como escrever anotações/orientações em um processo do SEI?

    O SEI possui uma área de “Anotações” disponível para comunicação com a equipe interna da unidade. Usuários de outras unidades não tem acesso a essas anotações. Para criar uma anotação, clique no ícone correspondente e digite as anotações / observações. Para remover a anotação, clique novamente no ícone correspondente e delete o texto.

  • Como incluir um documento que não consta da lista de tipos de documentos do SEI?

    Na tela de inclusão de documentos aparece uma lista prévia dos tipos de documentos mais utilizados na sua unidade. Se o documento não estiver nessa lista clique no ícone “Exibir todos os tipos”. Se na lista completa não aparecer o tipo de documento que você deseja incluir no processo, entre em contato com o Arquivo Central do IPHAN/Seção Brasília para solicitar a inclusão do tipo desejado.

  • Criei um documento novo e a tela não permite que eu digite o documento. Como procedo?

    Certifique-se que a função “Pop-up” esteja habilitada no seu navegador. Clique sobre o documento gerado na árvore de documentos que aparece à esquerda da tela e clique no ícone “Editar Conteúdo”, Em seguida, digite as alterações e, ao final, clique no botão “Salvar” no canto superior esquerdo da tela.

  • Como enviar por e-mail documentos pertencentes a um processo do SEI?

    Entre no processo que contém o documento que deseja enviar clicando sobre o NUP do processo. Em seguida, clique no ícone “Enviar Correspondência Eletrônica”, selecione o remetente e informe o(s) e-mail(s) do(s) destinatário(s). Em seguida, digite o texto da correspondência eletrônica, selecione os documentos que deseja anexar ao e-mail e clique no botão “Enviar”.