Museu Cristo Rei é reinaugurado pelo Iphan-PI

Cadastrado como Instituição de Guarda e Pesquisa de Bens Arqueológicos, o Museu Dom Avelar Brandão Vilela – Museu Cristo Rei – está de cara nova. A reinauguração será nesta quinta-feira, 05 de setembro, às 19h. As mudanças incluem nova pintura, troca do piso e das instalações hidráulica e elétrica, além da criação de novos ambientes, como reserva técnica, laboratório, biblioteca, auditório e lanchonete. A partir de sexta-feira, 06 de setembro, o Museu será aberto ao público para visitação.

Museu Cristo ReiCom a reforma, o Estado do Piauí terá mais uma instituição voltada à proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Funcionará no prédio um museu para visitação, laboratório para pesquisas arqueológicas, biblioteca, além de espaços destinados a programas sociais e educacionais, como aulas de música e de computação.

O Museu Cristo Rei é cadastrado pelo Iphan como Instituição de Endosso, ou seja, é responsável por manter e receber acervos arqueológicos. É, portanto, fundamental para dar suporte à pesquisa arqueológica e acadêmica. Esse apoio institucional é um requisito necessário para a aprovação de qualquer projeto de pesquisa arqueológica que preveja intervenções em campo, seja no âmbito acadêmico ou no licenciamento ambiental. 

A restauração é resultado de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Iphan e a empresa Queiroz Galvão Energia, em 2017, em função do processo de licenciamento ambiental para a instalação do Complexo Eólico Caldeirão Grande, no município de Caldeirão Grande do Piauí (PI). Como medida compensatória, além da reforma, a empresa foi indicada a realizar ações de educação patrimonial e projeto de recadastramento de sítios arqueológicos no Estado.

 

Serviço
Reforma do Museu Dom Avelar Brandão Vilela
Data
: 05 de setembro, às 19h
Local: Rua Poeta Domingos Fonseca, Bairro Cristo Rei, Teresina (PI)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
Clélia Lima – clelia.lima@iphan.gov.br
​(61) 2024-5528 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin