Principal » IPHAN » Superintendências Estaduais » Superintendência do IPHAN no Ceará
- A +
Superintendência do IPHAN no Ceará
Parque dos Serrotes de Quixada - SR Arquivo

José Ramiro Teles Beserra
Superintendente do IPHAN - Ceará
Endereço: Rua Liberato Barroso nº 525 , Praça José Alencar - Bairro Centro
Cidade: Fortaleza - CE
CEP: 60.030-160
Telefone(s): (85) 3221-6360, 3221-6263, 3221-2180
Fax: (85) 3252-2796
Email Geral: iphan-ce@iphan.gov.br

Histórico

A 4ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do IPHAN no Ceará - IPHAN - CE, foi instalada em 1982 para atender aos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Em 2002 o Piauí foi incorporado devido a sua identidade com projetos voltados para o patrimônio arqueológico. No mesmo ano, o Rio Grande do Norte voltou a integrar a 5ª SR, junto com Pernambuco e Paraíba. A sede localiza-se em prédio tombado na praça
José de Alencar.

Para maior eficiência das ações do IPHAN no estado, foram criados Escritórios Técnicos nas cidades de Icó e Sobral.

A Superintendência iniciou o inventário de diferentes manifestações culturais representativas da região do Cariri, com o apoio da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Regional do Cariri. Como parte desta ação, algumas palestras foram ministradas sobre a importância do patrimônio imaterial da região, um dos mais originais e culturalmente ricos do país.

Está em fase de conclusão o dossiê para a candidatura da obra poética de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, ao Registro no Livro dos Saberes. Patativa do Assaré é personalidade emblemática da poesia oral, tradicional e popular nordestina. Uma das dimensões mais marcantes de sua obra é a descrição da vida cotidiana do sertanejo, com seus sofrimentos, alegrias e desgraças, sua integridade e modéstia.

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, do município de Barbalha, também foi inventariada e documentada. Barbalha é um dos municípios mais tradicionais do estado, com representativo conjunto arquitetônico da época do ciclo da cana-de-açúcar. Sua festa de Santo Antônio, com a apresentação de cerca de 40 grupos folclóricos, atrai à cidade milhares de visitantes, que participam da procissão do Pau da Bandeira. O ponto alto da festa é o hasteamento da bandeira, num mastro de até 30 metros, plantado em frente à Igreja Matriz, em meio a grandes folguedos.

Outro bem imaterial identificado foi a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. Sendo uma manifestação religiosa, sua apresentação tem um forte caráter ritualístico, a começar pelos instrumentos, confeccionados obrigatoriamente com materiais rústicos recolhidos nos brejos da Chapada do Araripe pelos próprios músicos-agricultores, segundo tradição herdada do pai Aniceto, José Lourenço. A performance é uma pantomima comovente, relatando, grosso modo, a criação do mundo pela tradição dos índios Cariri. A Banda dos Irmãos Aniceto representa a permanência do mito, em seu aspecto primordial de explicação das formas da natureza, de onde a urgência de seu registro e salvaguarda.

No setor de preservação de bens materiais, foi concluída a obra de restauro da Igreja nossa Senhora de Almofala, em Itarema. Já no Sobrado do Barão de Aracati, onde funciona o Museu Jaguaribano, em Aracati, foram iniciadas obras emergenciais.

No setor de tombamentos, foram inscritos no Livro do Tombo o Conjunto Paisagístico dos Serrotes, em Quixadá, e o Conjunto Histórico e Arquitetônico da cidade de Viçosa, com destaque para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção e à pintura do forro da nave principal.

Unidades Vinculadas
Escritório Técnico de Sobral e Escritório Técnico de Icó
Bens Protegidos
4 conjuntos urbanos, 13 edificações, 1 equipamento de infra-estrutura, 1 jardim histórico, 1 paisagem natural e 1 coleção arqueológica.


Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais