Principal » IPHAN » Superintendências Estaduais » Superintendência do IPHAN em Pernambuco
- A +
Superintendência do IPHAN em Pernambuco
Praia Dois Irmaos de Fernando de Noronha - Crédito: Juan Pratginestos - Iphan

Frederico Faria Neves Almeida
Superintendente do IPHAN - Pernambuco
Endereço: Av. Oliveira Lima, nº 824 - Bairro Boa Vista
Cidade: Recife - PE
CEP: 50.050-390
Telefone(s): (81) 3228-3011, 3228-3496
Fax: (81) 3228-3496
Email Geral: iphan-pe@iphan.gov.br

 

 

 

 

 

 

Histórico

 

A 5ª Coordenação Regional, atual Superintendência do IPHAN em Pernambuco, tem sua origem no 1º Distrito do Sphan, criado em 1937, com sede em Recife. Até 1980 abrangia os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Em 1990 Alagoas passa para a 8ª CR e Rio Grande do Norte para a 4ª CR. Em 2002, o Rio Grande do Norte retorna para a 5ª SR.
A sede, desde 1973, é o Sobrado Grande da Madalena, imóvel tombado que abriga também o Museu da Abolição.

 

Em Recife, o Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados, com patrocínio da Fundação Vitæ, listou, em 2003-2004, 7.258 peças de dez monumentos religiosos tombados. A própria sede da Superintendência passou por mudança logística, com obras de modernização da rede elétrica e telefonia, tendo sido também necessário o escoramento emergencial da cobertura da nave da igreja nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – obras empreendidas com recursos do IPHAN e Ministério da Cultura. Já o Programa Monumenta tornou possível a obra de preservação da igreja Madre de Deus. Um financiamento da Prefeitura de Recife permitiu ainda o restauro das casas 4 e 8 do Pátio de São Pedro.

 

Em Olinda a igreja abacial do Mosteiro São Bento teve seus elementos artísticos restaurados, sobretudo o altar-mor; em operação que durou sete meses, envolvendo 30 profissionais. Na igreja Nossa Senhora do Monte restaurou-se seu altar-mor e, na Nossa Senhora dos Milagres, realizou-se obra de estabilização e recuperação estrutural. O Programa Monumenta financiou o restauro do Pátio do Carmo, do Pátio da Conceição, do Pátio de São Francisco e obras no Observatório e no Museu Regional de Olinda. As instalações elétricas do convento de São Francisco e da Igreja Nossa Senhora das Neves foram também reformadas, e restaurados os Bens Móveis e Integrados da Igreja Nossa Senhora do Carmo.

 

A Superintendência promoveu um seminário sobre ocupação e uso do Parque Histórico Nacional do Guararapes, aberto aos moradores com instruções turísticas que lhes permitem exercer pequenas atividades profissionais junto aos visitantes. Ainda no Parque, foi efetuada obra emergencial de recuperação da cobertura da edificação e do anexo administrativo.

 

No município de Jaboatão dos Guararapes, executou-se obra de preservação na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, e a SR deu apoio técnico aos padres carmelitas para o monitoramento do nível do lençol freático na Igreja Nossa Senhora da Piedade.

 

Na cidade de Goiana, foi restaurada a Igreja Nossa Senhora do Amparo, após trabalho emergencial. Com a participação dos monges carmelitas na contratação de mão-de-obra, a cobertura e as esquadrias da nave do Convento de Santo Alberto foram restauradas.

 

Em Igarassu, a Igreja de São Cosme e São Damião teve sua rede elétrica refeita, ganhando nova iluminação, obras de recuperação do piso e da cobertura, com recursos e supervisão do IPHAN. O Museu Regional foi igualmente restaurado, contando com apoio financeiro da prefeitura municipal.

 

No registro de bens imateriais iniciou-se o inventário de referências culturais das comunidades quilombolas de Pernambuco, nos municípios de Garanhuns, Capoeiras, São Bento do Uma, Bezerros, Triunfo, Cabo de Santo Agostinho e Goiana. A equipe de pesquisa foi contratada e um levantamento preliminar efetuado. Igualmente teve início o referenciamento da Feira de Caruaru, no contexto de um projeto mais amplo de Registro das distintas formas de apropriação social de espaços públicos e de espaços construídos de grandes cidades ou núcleos históricos tombados e possível inscrição no Livro dos Lugares.


Unidades Vinculadas

- Escritório Técnico de Olinda
End: Igreja do Carmo - Praça da Liberdade, s/n. Carmo - Olinda/PE
CEP: 53020-031
Telefones: (081) 34292892, (081) 34296003

 

- Parque Histórico Nacional dos Guararapes - PHNG
End: Estrada da Batalha s/n. Prazeres, Jabioatão dos Guararapes/PE CEP:54315-010
Telefone: (081) 34763511

- Casa de Patrimônio de Igarassu -PE.
End: Sobrado do Imperador - Rua Barbosa Lima, s/n , Centro Histórico
CEP: 53600-000
Telefones: (81) 35450307, (81) 35450537

 

 

Bens Protegidos

4 conjuntos urbanos, 73 edificações, 1 jardim histórico e parque, 2 ruínas, 1 bem integrado e 1 coleção e acervo

Patrimônio Mundial – Unesco

Centro Histórico de Olinda (1982) e Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reserva de Fernando de Noronha (2001).


Olinda
Ilhas Atlantica
Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais