Principal » IPHAN » Superintendências Estaduais » Superintendência do IPHAN na Bahia
- A +
Superintendência do IPHAN na Bahia
Falesias de Trancoso - Crédito: Juan Pratginestos - Iphan

Carlos Amorim
Superintendente do IPHAN - Bahia
Endereço: Casa Berquó - Rua Visconde de Itaparica, nº 08 , Barroquinha - Bairro Centro
Cidade: Salvador - BA
CEP: 40.024-080
Telefone(s): (71) 3321-0133, 3321-0256, 3321-0257, 3321-4959
Fax: (71) 3243-9067
Email Geral: iphan-ba@iphan.gov.br

 

Histórico

Criada em 1937, como 2º Distrito do Sphan, a unidade, com sede em Salvador, abrangia os estados da Bahia e Sergipe até 1990, quando transformou-se em 7ª Coordenação Regional, atual Superintendência Regionaldo IPHAN, com jurisdição sobre a Bahia. Em 1988 a sede passou do Museu dos Sete Candeeiros para a Casa Berquó, imóvel do século XVII, tombado individualmente, situado no centro histórico de Salvador.

Foi concluído, sob a orientação do Departamento do Patrimônio Imaterial e com a contratação de uma equipe especializada, em tempo recorde, o registro do Samba de Roda no Recôncavo Baiano, candidato à Proclamação de Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial, da UNESCO, como significativa expressão da cultura popular brasileira, registrada no Livro das Formas de Expressão, do IPHAN. Teve seu pedido de inclusão no Livro dos Saberes o Ofício das Baianas de Acarajé, englobando todos os aspectos referentes à atividade, ou seja, preparação, feitura e comercialização, além da indumentária, do tabuleiro, da própria informalidade e dos locais mais conhecidos de venda.

O Projeto Rotas da Alforria teve início, cumprindo o necessário para a identificação de trajetórias da população afro-descendente, na região de Cachoeira. Foram iniciados os inventários de referência culturais, com contratação de equipe de pesquisa e compra de material de suporte.

No sítio histórico urbano de Rio das Contas, tombado pelo IPHAN, iniciou-se o Inventário de Referências Culturais através da contratação do Instituto de Tecnologia Sócio-ambiental do Baixo Sul da Bahia e da aquisição de material permanente de suporte.

Renovou-se, sob a orientação da Coordenação-Geral de Promoção, o Acordo com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para a realização da Oficina-Escola, programa simultâneo de preservação do patrimônio e resgate de profissões artesanais em extinção e inclusão social de jovens em situação de risco, desenvolvido também na Paraíba. Trezentos e quarenta jovens de baixa renda das cidades de João Pessoa (PB) e Salvador – onde atua o Projeto – foram instruídos nos anos de 2003-4, sendo 325 absorvidos posteriormente pelo mercado de trabalho.

A igreja do antigo Seminário de Nossa Senhora de Belém, em Vila de Belém (zona rural de Cachoeira), foi totalmente restaurada, sob orientação técnica do IPHAN e com recursos do programa Faz Cultural, do governo estadual. Obras de consolidação e restauro em caráter emergencial forma efetuadas no conjunto monumental do antigo Convento de Santo Antônio do Paraguaçu, na zona rural do município de São Francisco do Paraguaçu.

O programa Monumenta patrocinou, sob a fiscalização e orientação técnica do Iphan, a total restauração da casa natal de Ana Nery, em Cachoeira.

Unidades Vinculadas
1 Escritório Técnico I – Porto Seguro e 3 Escritórios Técnicos II – Lençóis, Cachoeiras e Rio das Contas, Museu da Casa dos Sete Candeeiros.
Bens Protegidos
10 conjuntos urbanos, 151 edificações, 3 equipamentos urbanos; 4 paisagens naturais e 1 ruína
Patrimônio Mundial - Unesco
Centro Histórico de Salvador (1985); Costa do Descobrimento – Reservas de Mata Atlântica da Bahia (1999)


Salvador
Costa do Descobrimento
Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais