Principal » IPHAN » Superintendências Estaduais » Superintendência do IPHAN no Paraná
- A +
Superintendência do IPHAN no Paraná
Cataratas do Iguacu - Crédito: Zig Koch - Reflexo

José La Pastina Filho
Superintendente do IPHAN - Paraná
Endereço: Rua José de Alencar, nº 1808 - Bairro Juvevê
Cidade: Curitiba - PR
CEP: 80.040-070
Telefone(s): (41) 3264-7971
Fax: (41) 3362-5188
Email Geral: iphan-pr@iphan.gov.br


 

Histórico

A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência do IPHAN em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR. A sede na rua José de Alencar é uma casa de madeira, característica da imigração polonesa, que foi trasladada
para o local.

No âmbito do Inventário de Referências Culturais, cumpriu-se a primeira etapa para o registro da cultura tropeira no município de Lapa, cujo centro urbano histórico é tombado pelo Iphan. Antigo local de pouso e invernada do gado, a região guarda ainda hábitos e costumes da tradição gaúcha.

Em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Cultura, recuperou-se o Museu Histórico de Lapa, satisfazendo antiga reivindicação da comunidade desde a desativação, em 1952, do Museu da Revolução Federalista, cujo acervo fora transferido para Curitiba.

Em dezembro de 2004, com negociações intermediadas pela Superintendência, o Governo estadual adquiriu o acervo do extinto Museu Coronel Davi Carneiro, dando fim a uma questão judicial que se arrastava há duas décadas.

Em Lapa, a Igreja Matriz de Santo Antônio teve cobertura, forro da nave, esquadrias externas e pintura reconstituídos, enquanto obras de conservação foram realizadas no Museu Casa do Coronel Lacerda. O antigo Engenho do Mate da Rondinha, em Campo Largo, passou por obras de estabilização estrutural, restauro da cobertura, das paredes de pau-a-pique e da roda d’água, assim como pintura externa e agenciamento paisagístico do entorno. O barbaquá, pequeno edifício fabril para secagem e trituração da erva-mate, também foi restaurado. Realizou-se obra de conservação do edifício que serve de sede à Superintendência, com reforma de esquadrias, pintura externa e restauro da cobertura. As instalações elétricas e de telefonia também foram refeitas.

Na Ilha do Mel, empreenderam-se obras de conservação geral da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, incluindo o restauro da casa de guarnição, do paiol da pólvora, da estrada de acesso à bateria de canhões e do mirante do Morro da Baleia. Além da restauração das muralhas, foi feita a revisão dos sistemas de drenagem e das instalações elétricas e hidráulicas. Painéis explicativos e um livreto com a história da Fortaleza complementaram o trabalho.

Foram analisados e concluídos dois pedidos de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente – Eia-Rima.

Unidades Vinculadas
Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda.
Bens Protegidos
1 conjunto urbano, 12 edificações e 2 coleções e acervos tombados.
Patrimônio Mundial – Unesco
Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (1986); Mata Atlântica – Reservas do Sudeste (1999).


Parque Nacional do Iguacu
Reserva Mata Atlantica
Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais