Principal » IPHAN » Museus e Casas Históricas » Museus » 11- Sítio Roberto Burle Marx
- A +
11- Sítio Roberto Burle Marx

Endereço: Estrada da Barra de Guaratiba, 2019 - Barra de Guaratiba - CEP 23020-240 Rio de Janeiro-RJ
Tel./ Fax: (021) 410-1412 / 410-1171

História

Em 1949, Roberto Burle Marx adquiriu a propriedade junto com seu irmão Siegfried. Naquela época, o sítio denominava-se Sítio Santo Antônio da Bica e possuía uma antiga casa de fazenda e uma pequena capela (século XVII) dedicada a Santo Antônio. Burle Marx restaurou ambos os prédios e começou a trazer para este local sua coleção de plantas, iniciada quando ele tinha 6 anos de idade. Em 1973  mudou-se definitivamente de Laranjeiras (um bairro próximo ao centro da cidade do Rio de Janeiro) para o Sítio.

Em 11 de março de 1985, doou o Sítio ao Governo Brasileiro e aí viveu até sua morte em 4 de junho de 1994. Com a doação, Burle Marx pretendia garantir seu desejo de manter a integridade da propriedade como um todo, bem como criar uma escola dedicada ao paisagismo, botânica e artes em geral. Pretendeu ainda deixar para as gerações futuras não apenas o inestimável jardim botânico que criou, mas também as coleções adquiridas ao longo de sua vida, com objetos de arte e artesanato - "objetos de emoções poéticas". Estes incluem suas próprias pinturas, desenhos, murais em azulejos e tecidos, bem como coleções de vidros decorativos, imagens sacras barrocas em madeira, cerâmica pré-colombiana e uma excepcional coleção de cerâmica primitiva oriunda do Vale do Jequitinhonha (estado de Minas Gerais, Brasil).

Ripados / Jardins

Numa área estimada em 600.000m2, Burle Marx conseguiu reunir uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Ao lado dos jardins, ao ar livre, esta magnífica coleção apresenta aos visitantes mais de 3.500 espécies de plantas, entre as quais se encontram indivíduos extraordinários e únicos das seguintes famílias : Araceae, Bromeliaceae, Cycadaceae, Heliconiaceae, Marantaceae, Palmae e Velloziaceae.

Atividades Científicas

Em seu Conselho Consultivo, o Sítio possui alguns dos mais importantes botânicos brasileiros, todos muito amigos de Burle Marx, e ajudando a instituição com seu conhecimento científico. Ao mesmo tempo, estudantes universitários são supervisionados por seus professores nas tarefas de identificação e produção de exsicatas para o herbário do Sítio.
A pesquisa é apoiada por instalações modernas, como um laboratório bem equipado e a própria biblioteca de Burle Marx, com cerca de 3.000 títulos. Cursos e encontros são realizados em um auditório de 60 lugares e duas salas de aula.

Atividades Culturais

Espera-se em breve abrir uma nova atração: a Casa de Burle Marx. A Fundação Vitae está apoiando financeiramente este projeto, que tem por objetivo a abertura da casa à visitação. Será instalado um novo sistema de segurança, de modo a proteger e tornar disponível, ao mesmo tempo, as coleções de arte aos visitantes.

Durante todo o ano, o Sïtio é visitado por muitas escolas (desde jardins de infância até universidades). Para que essas visitas tenham o máximo de aproveitamento, o Sítio treina previamente os professores, para que estes preparem seus estudantes antes da visita.

Com o apoio da Sociedade de Amigos de Roberto Burle Marx, são realizados vários concertos musicais no prédio do Ateliê, onde grupos de até 100 pessoas podem desfrutar de um ótimo exemplo de arquitetura moderna e antiga.

No dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, a comunidade de Guaratiba reúne-se para uma procissão religiosa, que se forma no portão de entrada do Sítio e sobe o morro, andando por sua rua principal, até a Capela. Aí então reza-se uma missa e, ao final, as crianças fazem a coroação de Santo Antônio. Durante o resto do ano, aos domingos, a Capela é também usada pelos habitantes dos arredores, como já faziam seus ancestrais nos últimos 300 anos.

Visitas Guiadas

As visitas devem ser marcadas com antecedência. Favor ligar no horário das 9 h da manhã até às 4 h da tarde para agendá-las.
Realizadas diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados) em dois horários : 9.30 h e 13.30 h.
Duração da visita: entre 1h30m a 2h.
O atendimento pode ser individual ou a grupos formados por até 35 pessoas, dependendo da agenda.

Como chegar ao Sítio

1- Ônibus da linha 387 (MARAMBAIA-PASSEIO). Saindo do centro da cidade, passa em frente do portão de entrada do Sïtio.
2- Ônibus com ar condicionado (FRESCÃO) - linha SANTA CRUZ (Via Barra) ou linha CAMPO GRANDE (Via Barra). Estes o levarão bem perto do Sítio. Após cruzar a serrinha da Grota Funda, salte no Posto de Gasolina Ipiranga e peça orientações.


Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais