Principal » IPHAN » Museus e Casas Históricas » Museus » 12- Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
- A +
12- Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Endereço: Rua do Catete, 179- Catete - Rio de Janeiro (RJ) - CEP 22220-000
Telefones: (21) 2285-0891 / 2285-0441
Fax: (21) 2205-0090
WebSite: www.cnfcp.gov.br

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) está instalado em quatro prédios - três integram o conjunto arquitetônico do Palácio do Catete, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Com suas atividades, o Centro busca acompanhar, em nível nacional, as constantes transformações na área de folclore e cultura popular. São desenvolvidos e executados programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação e difusão de manifestações dos saberes e fazeres de nosso povo. Essas atividades resultaram em um acervo museológico de 14 mil objetos, 130 mil documentos bibliográficos e cerca de 70 mil documentos audiovisuais.

Breve Histórico

Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Unesco liderou movimento que procurou implantar mecanismos para documentar e preservar tradições que,  segundo avaliavam, estariam em vias de desaparecimento diante da modernização acelerada.

Atendendo a essa diretriz, em 1947 aqui no Brasil, foi criada a Comissão Nacional de Folclore. Desse processo resultou, em 1958, a instalação da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, vinculada ao então Ministério da Educação e Cultura. Em 1976 a Campanha foi incorporada à Funarte como Instituto Nacional de Folclore. No ano de 1997, a denominação é novamente alterada, para Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. E no final de 2003,  o Centro Nacional de folclore e Cultura Popular (CNFCP) passa a integrar a estrutura do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais